Hospital de Ovar representado no 1.º Congresso Mundial de Hospitalização Domiciliária

18/04/2019

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), foi representado pela enfermeira chefe da equipa de hospitalização domiciliária, Maria da Luz Alonso, na primeira edição do Congresso Mundial de Hospitalização Domiciliária, que decorreu em Madrid, Espanha.

A cimeira,  realizada na capital espanhola nos passados dias 5 e 6 de Abril, foi considerada pelos seus promotores como uma nova plataforma internacional para promover o modelo e o ecossistema do chamado hospital em casa.

Durante os trabalhos, foram relembradas as recentes descobertas científicas que mostram a importância deste tipo de serviços que podem fornecer tratamento com boa relação custo-benefício para pacientes com doenças agudas, diminuindo os gastos, melhorando os resultados de saúde e aumentando a segurança e a satisfação da comunidade.

Marcaram presença neste evento vários profissionais de instituições portuguesas já com as suas equipas de hospitalização domiciliária em atividade e outras que se preparam para arrancar dentro em breve, como é o caso do HFZ-Ovar.

Unidades de hospitalização domiciliária funcionam 24 horas por dia, todos os 365 dias do ano

A hospitalização domiciliária é uma prática recente em Portugal, tendo sido o Hospital Garcia de Orta o primeiro a ter uma unidade com esta valência, um modelo usado em vários países e que traz vantagens, como evitar infecções hospitalares multirresistentes ou reduzir os custos de internamento.

Genericamente, a hospitalização domiciliária serve como uma alternativa ao internamento convencional, mediante assistência contínua, tendo de ter a concordância do doente e da família.

O doente que esteja hospitalizado no domicílio tem acesso aos medicamentos exatamente como se estivesse internado no hospital.

Este modelo de assistência é diferente do apoio social no domicílio que já existe no Serviço Nacional de Saúde, uma vez que incide sobre a fase aguda de uma doença ou sobre a agudização da doença crónica, informa o Hospital de Ovar.

As unidades de hospitalização domiciliária funcionam 24 horas por dia e todos os 365 dias do ano, com apoio médico e de enfermagem em permanência e prevenção à noite.

Para saber mais, consulte:

Hospital Dr. Francisco Zagalo Ovar – Ovar – http://www.hovar.min-saude.pt/