Workshop “Páscoa + Saudável Pais e filhos” – INSA

imagem do post do Workshop “Páscoa + Saudável Pais e filhos”

18-04-2019

Uma equipa de nutricionistas do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS) promoveu, dia 11 de abril, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, uma atividade prática de promoção de alimentação saudável junto de colaboradores do Departamento de Alimentação e Nutrição e seus filhos. A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer opções de receitas mais saudáveis que podem compor a mesa de Páscoa, igualmente tradicionais, mas com mais qualidade nutricional.

O Workshop “Páscoa + Saudável Pais e filhos” pretendeu ainda promover hábitos mais saudáveis entre os participantes, para os capacitar e incentivar a organizar refeições mais saudáveis em momentos festivos, onde habitualmente se verifica um elevado consumo de alimentos ricos em açucares, gorduras e sal, que constituem uma das principais causas de doenças e co-morbilidades. Todas as receitas preparadas e degustadas durante o workshop não necessitaram de qualquer cozedura.

CEIDSS é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objeto o estudo, a investigação e intervenção social e de saúde, relacionados com os aspetos sociais e das desigualdades em saúde, particularmente centrados na promoção da saúde e nutrição, e nas estratégias de redução de riscos em matéria de comportamentos, designadamente naqueles ligados ao estilo de vida. Congrega a atuação de autarquias com a iniciativa da Academia e com o apoio do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Ciência, participando em várias redes europeias como parceiro.

A associação coordena e participa ainda em projetos científicos na área da malnutrição infantil (desnutrição, excesso de peso e obesidade) a nível nacional e internacional, alinhados com as prioridades de saúde e orientados por políticas e estratégias de baixo custo. A nível internacional destaca-se, por exemplo, a participação no projeto Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da Organização Mundial da Saúde-Europa, coordenado cientificamente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição e em articulação com a Direção-Geral da Saúde.