IPST apela à doação de sangue, dia 24, no MAR Shopping Matosinhos

23/04/2019

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e o MAR ShoppingMatosinhos voltam unir-se apelo às dádivas de sangue. Assim, na quarta-feira, dia 24 de abril, terá lugar uma ação de recolha de sangue naquele espaço comercial.

Assim, a Unidade móvel do IPST volta a marcar presença no parque exterior, junto à entrada MAR do centro comercial, entre as 14 e as 19 horas, para receber novas dádivas de sangue.

Em média, Portugal precisa de 1.000 unidades de sangue diárias para poder tratar dos doentes. E, como este bem não se produz, só através da generosidade dos dadores se pode manter um banco de sangue auto suficiente. Por outro lado, doar sangue é apenas um gesto que pode alcançar um fim sem preço – salvar uma vida.

Além de dadores com o tipo de sangue O-, o IPST e o MAR Shopping Matosinhos apelam às dádivas dos mais jovens. Num país com uma população tão envelhecida como a nossa «é urgente fomentar este gesto junto das gerações futuras», como explica Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto. «O sangue humano continua a não ter substituto, pelo que ser dador pode fazer toda a diferença na vida de alguém. E é tão simples. Basta ser uma pessoa saudável, ter mais de 18 anos e pesar mais de 50Kg», acrescenta.

Há oito anos que o MAR Shopping Matosinhos e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação se unem no apelo a dádivas de sangue em alturas em que estas são mais limitadas e, portanto, mais necessárias, como durante as férias grandes ou a época de Natal.

A parceria entre as duas entidades permitiu já angariar perto de 700 dadores inscritos.

Para este ano, estão já agendadas novas ações de recolha no MAR Shopping Matosinhos em períodos considerados críticos, como verão e Natal, mais concretamente nos dias 1 de agosto e 12 de dezembro.

Para saber mais, consulte: