Aberto Concurso Para Investigador Doutorado – IHMT


«Edital n.º 523/2019

Anúncio para contratação de Doutorado para exercício de atividades de investigador

Concurso Emprego Científico Ref. PTDC/SAU-PUB/30089/2017

Nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, e tendo em conta o regime jurídico para que remete, constante do mesmo diploma legal, encontra-se aberto um procedimento concursal de seleção internacional para o preenchimento de um lugar de doutorado para o exercício de atividades de investigação científica financiadas por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o seguinte enquadramento e especificações:

Enquadramento:

a) A decisão de abertura do procedimento concursal é suscitada pelo facto projeto com a referência Ref. PTDC/SAU-PUB/30089/2017 contemplar no seu planeamento atividades de investigação científica a serem desempenhadas por um elemento de equipa doutorado.

b) O contrato com o vencedor do concurso fica sujeito à condição suspensiva do seu adequado cabimento orçamental através de contrato de desenvolvimento a ser assinado pela FC&T com a Instituição, com o fim de custear o concurso.

c) Não serão admitidos a ocupar o lugar a concurso por falta de mérito absoluto candidatos que, numa escala de valoração entre 0 e 20 dos respetivos critérios de seriação, não obtenham 10 pontos.

Requisitos gerais da candidatura:

a) Pessoas nacionais, estrangeiras e apátridas, titulares de grau de Doutor em Biologia, Ciências da Saúde, Geografia ou em áreas afins;

b) Detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver;

Caso o doutoramento tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, tem de respeitar o estabelecido no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, devendo o cumprimento de quaisquer formalidades aí estabelecidas ocorrer até à data do termo do prazo para a candidatura.

O reconhecimento dos graus académicos estrangeiros apenas será exigido aos candidatos selecionados para efeito da celebração do contrato de trabalho.

A não apresentação pelo candidato, daquele reconhecimento, no prazo determinado para a assinatura do contrato determinará a passagem para o candidato ordenado em 2.º lugar e assim, sucessivamente.

Requisitos específicos da candidatura:

Doutor em Biologia, Ciências da Saúde, Geografia ou áreas afins. O candidato/a deverá apresentar conhecimento aprofundado em modelação espacial e sistemas de informação geográfica. São requisitos preferenciais da candidatura:

Conhecimento no uso de linguagens de programação científica para a gestão e análise de dados espaciais (preferencialmente em R, mas também em Python);

Experiência prévia no desenvolvimento de modelos estatísticos para a análise e previsão de fenômenos espaciais ou temporais;

Publicações científicas em revistas internacionais relacionadas com ecologia, biogeografia, epidemiologia ou riscos naturais, nomeadamente, na modelação de distribuição de espécies, dinâmica populacional ou análise de risco para invasões biológicas, incluindo de patogénicos humanos.

Idioma: Inglês como primeiro ou segundo idioma é requisito obrigatório.

Além disso, é necessário que o/a candidato/a apresente:

Capacidade de trabalhar em equipa;

Experiência internacional de apresentação do trabalho desenvolvido

Disponibilidade para viajar nacional e internacionalmente.

Funções a desempenhar:

O projeto WARDEN implementará um sistema informático para a previsão diária do risco de doenças arbovíricas na ilha da Madeira. O sistema contará com a colheita e harmonização iterativa de informações atualizadas sobre fatores ambientais e humanos, como temperatura e precipitação, número de viajantes que chegam à ilha e a situação epidemiológica na sua região de origem. O sistema irá integrar esta informação e canalizá-la para um número de submodelos que lidam com componentes distintos da epidemiologia arboviríca, incluindo a probabilidade de introdução de arbovírus provenientes de regiões epidémicas, a adequação do habitat para as espécies transmissoras e a resposta das populações vetoras às condições meteorológicas observadas e previstas.

O/A candidato/a selecionado/a participará:

No desenvolvimento e implementação dos submodelos no núcleo do sistema informático WARDEN.

Nas rotinas de implementação para a colheita iterativa de dados meteorológicos e socioeconómicos.

No desenvolvimento de abordagens baseadas em modelos estatísticos ou de “machine learning” para a previsão espaço-temporal da dinâmica populacional de mosquitos.

No desenvolvimento de abordagens baseadas em modelos estatísticos ou de «machine learning» para a previsão espaço-temporal do risco de doença.

Contrato e categoria:

A contratação é efetuada através de contrato a termo resolutivo incerto nos termos do Código de Trabalho, como Doutorado, Nível 33 da tabela retributiva única (TRU), de acordo com o Decreto-Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro.

Duração:

O contrato terá início previsto em abril de 2019 e poderá vigorar no máximo até ao termo do projeto, não podendo, em qualquer caso, exceder o limite de 30 (trinta) meses.

Local de trabalho:

Instalações do IHMT-NOVA, Lisboa e do IGOT-UL, Lisboa.

Documentos que devem instruir a candidatura:

i) Carta de motivação (max. 3000 caracteres, incluindo espaços);

ii) Cópia de certificado ou diploma;

iii) Curriculum vitae detalhado de acordo com os requisitos da candidatura;

iv) Outros documentos relevantes para a avaliação da adequação do perfil solicitado;

v) Cópia do cartão de identificação ou passaporte conforme aplicável.

Métodos de seleção e definição das respetivas ponderações:

Avaliação curricular (avaliação do Curriculum vitae e da carta de motivação, de acordo com o especificado nos requisitos gerais e especiais) – 90 %

Entrevista (se necessária) – 10 %

No caso de não haver lugar a entrevista, por não existir mais que um candidato ou a avaliação curricular se revelar suficiente para ordenar os candidatos, esta tem uma ponderação de 100 %.

A indicação dos métodos de seleção, suas ponderações e sistema de classificação consta da Ata n.º 1 das reuniões do Júri.

Composição do júri do concurso:

Presidente: Carla A. Sousa, Professora Auxiliar, IHMT/UNL

Vogal efetivo: João Pinto, Professor Auxiliar com Agregação, IHMT/UNL

Vogal efetivo: César Capinha, Professor Auxiliar Convidado, IGOT/ULisboa

Vogal suplente: Teresa Novo, Professora Auxiliar, IHMT/UNL

Prazo de candidatura:

O prazo para apresentação de candidaturas é de 10 dias úteis a contar da data da publicação no Diário da República. As candidaturas devem ser enviadas por email indicando a referência no Assunto para o endereço eletrónico casousa@ihmt.unl.pt e odete@ihmt.unl.pt até às 17h00.

O Aviso integral deste procedimento estará disponível na página eletrónica da FCT em http://www.eracareers.pt e na página eletrónica do IHMT em http://www.ihmt.unl.pt/category/bolsas-e-concursos/

Notificação dos Resultados: Todos os candidatos serão informados das decisões por e-mail.

Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.

1 de abril de 2019. – O Diretor do IHMT da NOVA, Professor Doutor Paulo Ferrinho.»