Dia Mundial de Higiene das Mãos: DGS assinala efeméride com iniciativa no dia 3 de maio, em Viseu

30/04/2019

No âmbito do Dia Mundial da Higiene das Mãos, o Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA) da Direção-Geral da Saúde (DGS) organiza uma sessão comemorativa, no dia 3 de maio, pelas 9 horas.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a DGS/PPCIRA e o Centro Hospitalar Tondela Viseu, decorrerá no Auditório do Centro Sócio-Pastoral da Diocese de Viseu.

Com esta sessão pretende-se consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral para a importância da higiene das mãos e as restantes precauções básicas de controlo de infeção na prevenção e controlo das infeções e das resistências aos antimicrobianos, contribuindo assim, também, para o aumento da literacia em segurança.

O Dia Mundial da Higiene das Mãos é uma iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde, que se assinala anualmente a 5 de maio, e tem em este ano como mote «Cuidados Seguros para Todos – Está nas Tuas Mãos».

A prevenção e controlo de infeções, incluindo a higiene das mãos, é uma abordagem prática e baseada em evidências, com impacto comprovado na qualidade do atendimento e na segurança do doente em todos os níveis do sistema de saúde.

Para saber mais, consulte: