IPO Lisboa | Gestão da Qualidade: Satisfação e confiança dos doentes do IPO Lisboa muito elevada

11/06/2019

Inquérito realizado no final de 2018 a quase mil doentes revela elevados índices de satisfação e de confiança no IPO (Instituto Português de Oncologia) de Lisboa . Elogios à qualidade dos atos clínicos, à relação com os profissionais de saúde e à forma respeitosa e humana como são atendidos e tratados. Para melhorar, pedem a contratação de mais profissionais e que as consultas sejam realizadas às horas a que estão marcadas.

Os doentes em tratamento no IPO Lisboa confiam nos profissionais de saúde, sentem-se seguros e reconhecem a qualidade do trabalho desenvolvido, apreciam o conforto dos serviços de internamento, sente-se respeitados e estão muito satisfeitos com a assistência e o acompanhamento que recebem. Estas são algumas das conclusões do Inquérito de Satisfação dos Utentes realizado no final de 2018, ao qual responderam 929 doentes do internamento e do ambulatório.

De entre as áreas avaliadas, destacam-se também a relação com os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos, assistentes operacionais) e a qualidade e a segurança dos atos clínicos e administrativos, todos com índice de satisfação que varia entre os 90 e os 98 por cento. Quanto à informação prestada pelos diferentes grupos profissionais, mais de 80 por cento dos doentes consideram-se satisfeitos, mas a melhoria da comunicação médico/doente é um dos pontos onde muitos utentes desejam ver melhorias.

Outros setores onde os doentes pedem melhoramentos são: salas de espera mais confortáveis e acolhedoras; menos tempo no transporte residência/hospital/residência; mais conforto e privacidade no Hospital de Dia e no Serviço de Atendimento não Programado; mais informação na área da nutrição/alimentação; aumento do número de lugares de estacionamento e melhoria dos arruamentos.

No geral, a limpeza, o conforto e a privacidade das instalações também merecem uma avaliação muito positiva. Já a sinalética é considerada boa, tendo vários doentes sinalizado a necessidade de melhorar a informação sobre a localização de alguns serviços, no interior do IPO Lisboa.

Tal como nos anos anteriores, os resultados do inquérito são enviados para os diretores e gestores de qualidade dos vários serviços, que deverão desenvolver e promover ações de melhoria, de acordo com as expectativas e as necessidades dos doentes.

O IPO Lisboa sublinha que algumas das sugestões apontadas pelos utentes em inquéritos passados já foram contempladas. Disso são exemplo as obras de requalificação e ampliação efetuadas em vários serviços; o reapetrechamento tecnológico do Instituto; a implementação de quiosques de atendimento eletrónico em consultas e exames e o lançamento de um novo portal de Internet, com informação clara sobre o IPO Lisboa e os seus serviços. Outros investimentos estão neste momento em curso ou previstos para serem lançados brevemente.

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