Hospital de Santarém: Dados do 1.º semestre apontam para «evidente recuperação»

17/06/2019

O Hospital Distrital de Santarém (Hospital Santarém) divulgou hoje, dia 17 de junho, dados que indicam, segundo a administração, «uma evidente recuperação» da sua atividade e dos indicadores de qualidade e eficiência.

Segundo a Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, Ana Infante, até ao final de maio, realizaram-se 61.524 consultas externas, mais 1.076 (1,8%) que no período homólogo, a maioria das quais primeiras consultas (mais 626, numa subida de 3,7%), tendo as subsequentes registado um aumento de 450 consultas (mais 1%).

A administração do hospital afirma que houve mais 62 doentes operados na cirurgia programada face ao período homólogo, representando mais 2,3% em termos relativos, e atribui esse crescimento sobretudo à atividade na Cirurgia de Ambulatório, onde foram intervencionados 1.933 doentes, mais 55 relativamente ao período homólogo, representando um acréscimo de 2,9%.

«A cirurgia convencional e a cirurgia urgente também acompanharam este movimento de subida, tendo apresentado, respetivamente um acréscimo de 0,8% e 0,6%», afirma.

O hospital refere ainda uma melhoria nos indicadores da taxa de ambulatorização, com aumento para os 70%, e na taxa de registo de Verificação de Segurança Cirúrgica, que subiu 0,5% relativamente ao período homólogo (97,3%).

Resultados são o reflexo do empenho de todos os profissionais

A Administração salienta o aumento do número total de partos (mais 36 que no período homólogo), «acompanhado de uma grande melhoria no indicador de qualidade e eficiência referente à taxa de cesarianas, que registou um decréscimo de 28,7% para 26,4%».

Aponta ainda a redução da demora média no internamento em 0,2 dias (de 8,5 para 8,3 dias).

«Na Urgência, apesar do aumento do número de atendimentos em 1,3%, verificou-se um aumento da percentagem de atendimentos dentro do tempo de espera previsto no protocolo de triagem, que regista atualmente 80,6%», e uma diminuição do peso dos Utilizadores Frequentes, que baixou 1,41 pontos percentuais (de 3,8% para 2,4%), acrescenta.

A atividade em Hospital de Dia registou um acréscimo face ao período homólogo, com mais 8,4% de sessões realizadas e 4,9% doentes.

Ana Infante afirma que, apesar da procura ter crescido, com a lista de espera para cirurgia a registar no mês abril um aumento de 1.350 doentes relativamente ao período homólogo, a mediana do tempo de espera para cirurgia no hospital registou uma redução em 1,5 meses (de 5,6 meses, em 2018, para 4,1 meses, em 2019).

«Estes resultados são o reflexo do empenho de todos os profissionais envolvidos que se esforçam diariamente para o alinhamento da sua atividade com a estratégia do atual Conselho de Administração», afirma.

Visite:

Hospital Distrital de Santarém  – http://www.hds.min-saude.pt/