DGS e IPDJ lançam campanha para inspirar os Portugueses a praticar Atividade Física

DGS e IPDJ lançam campanha para inspirar os Portugueses a praticar Atividade Física

Se tem entre 35 e 65 anos e acha que para praticar atividade física precisa de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma, então a campanha “Siga o Assobio” é para si. A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, estão empenhados em mostrar aos Portugueses que praticar atividade física pode ser fácil, acessível e entusiasmante.

Uma grande parte da população adulta Portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia. Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas. Tendo em conta que é esta faixa da população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser agente social nos próximos 15-20 anos, o investimento na prevenção e determinantes da sua saúde é uma prioridade para a sociedade e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As campanhas de mass media para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão. A utilização dos canais de comunicação em massa traz claras vantagens, por serem meios com um grande impacto, cobertura e eficácia, resultando num custo por contacto muito baixo, podendo contribuir para o aumento da literacia, influenciar atitudes e crenças e assim contribuir para a mudança de comportamentos.

A campanha “Siga o Assobio” é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do Marketing Social para a Promoção da Saúde para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física.

Talvez a maior novidade que esta campanha traz é o facto de ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, fazendo jus às melhores práticas nesta área.  Esta avaliação considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção. Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019.

Campanhas de promoção da atividade física eficazes requerem canais de comunicação e mensagens consistentes e sustentadas ao longo do tempo, podendo demorar anos até se conseguir estabelecer uma relação causa-efeito nos indicadores de saúde da população.  A campanha “Siga O Assobio” é, por isso, parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersectorial para a Promoção da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais ativo e saudável.


DGS lança campanha para inspirar portugueses entre os 35 e 65

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou esta quarta-feira, dia 18 de junho de 2019, uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode ser  «fácil, acessível e entusiasmante».

A campanha «Siga o Assobio», realizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, tem como principais destinatários pessoas entre os 35 e os 65 anos que acham que para praticar atividade física precisam de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma.

De acordo com a DGS, uma grande parte da população adulta portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia.

Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas por esta população.

«Tendo em conta que é esta faixa da população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser agente social nos próximos 15-20 anos, o investimento na prevenção é determinantes da sua saúde, é uma prioridade para a sociedade e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)», defende a DGS.

Resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019

As campanhas mediáticas para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão.

A campanha «Siga o Assobio» é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do «Marketing Social para a Promoção da Saúde» para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física.

A maior novidade desta campanha é ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, que considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção.

Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019, refere a DGS, defendendo que «campanhas de promoção da atividade física eficazes requerem canais de comunicação e mensagens consistentes e sustentadas ao longo do tempo, podendo demorar anos até se conseguir estabelecer uma relação causa-efeito nos indicadores de saúde da população».

A «Siga o Assobio» é, por isso, parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais ativo e saudável.

Esta campanha, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, decorrerá até 14 de julho sendo divulgada nos meios de comunicação social, em outdoor, nos cinemas e nas redes sociais.

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