Médicos |Algarve: Candidaturas abertas para assistência médica no período de verão

19/06/2019

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve informa que se encontram abertas as candidaturas para médicos com disponibilidade para desempenhar funções na Região do Algarve durante o período de verão de 2019, num modelo excecional de mobilidade temporária de pessoal médico que visa reforçar os cuidados de saúde no Algarve, nos termos do Despacho publicado em Diário da República a 6 de junho, e que produz efeitos desde a data da sua publicação e vigora até 30 de setembro.

Com esta medida, o Ministério da Saúde pretende reforçar, durante o período estival de 2019, a assistência médica da região do Algarve, sem comprometer o regular e normal funcionamento dos demais serviços e estabelecimentos de saúde.

Este modelo de mobilidade agiliza o procedimento de colocação de trabalhadores médicos, em particular em situações em que se revelem indispensáveis para a adequada cobertura de cuidados, melhorar a constituição de escalas de urgência e aumentar a assistência médica, recorrendo à mobilidade, nomeadamente à mobilidade parcial prevista na lei.

A adesão ao regime, designado reforço à assistência médica no Algarve durante o período de verão, será voluntária, dependendo sempre da apresentação de candidatura por parte do trabalhador médico interessado, e dispensa o acordo do órgão ou serviço de origem, conferindo, ainda, o direito ao pagamento das ajudas de custo e, no caso, da mobilidade a tempo parcial, despesas de transporte.

De destacar que a ARS do Algarve diligencia no sentido de proporcionar alojamento gratuito temporário para os médicos, de acordo com as disponibilidades locais.

Os médicos interessados em prestar funções em serviços e estabelecimentos de saúde situados na área geográfica de influência da ARS do Algarve, devem apresentar a sua candidatura, mediante preenchimento do formulário, o qual deve ser remetido para o seguinte endereço eletrónico: planoverao@arsalgarve.min-saude.pt

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas adicionais contactar a Unidade de Gestão de Recursos Humanos da ARS Algarve, através do número de telefone: 289 889 900

Para saber mais, consulte:

ARS do Algarve > Notícias

ARS do Algarve > Formulário de candidatura

Despacho n.º 5532-A/2019 – Diário da República n.º 109/2019, 1º Suplemento, Série II de 2019-06-06
Saúde – Gabinete da Ministra
Autorização de mobilidade de médicos para serviços e estabelecimentos de saúde situados na área geográfica de influência da Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P., visando o reforço de cuidados de saúde durante o período de verão