CHUSJ: Novo sistema informático mais rápido, fiável e amigo do ambiente

21/06/2019

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) instalou uma nova versão do SONHO – Sistema Integrado de Informação Hospitalar, mais rápida, mais fiável e que reduz os circuitos suportados em papel, traduzindo-se em vantagens ambientais.

Assim, CHUSJ realizou uma das maiores atualizações tecnológicas dos últimos 30 anos, no que se refere aos sistemas de informação, com a instalação da segunda versão do SONHO, sistema informático estruturante para toda a atividade de prestação de cuidados de saúde prestados pelo CHUSJ e que assegura o controlo da produção e da faturação nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As principais vantagens da nova versão do SONHO prendem-se com a atualização da infraestrutura tecnológica que engloba a renovação dos servidores, que suportam tecnologicamente o sistema e a informação produzida pelo CHUSJ, bem como da rede de dados.

Do ponto de vista técnico, esta atualização garantirá uma maior estabilidade do sistema informático e melhoria das integrações. Do ponto de vista funcional, a atualização permite informatizar circuitos funcionais que tinham apenas suporte em papel.

Esta mudança proporcionará condições para se poder prestar mais e melhores cuidados de saúde, aumentando a qualidade clínica e a segurança dos utentes e dos profissionais.

A evolução dos sistemas de informação apresenta-se como um passo fundamental e essencial para permitir ao CHUSJ melhorar a sua eficiência no uso das tecnologias de informação e comunicação na prestação de cuidados e atendimento aos seus utentes.

O projeto é comparticipado por fundos comunitários, representando um valor de investimento financiado de cerca de 3 milhões de euros.

Num trabalho conjunto, a implementação do processo de migração esteve a cargo da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que garantiu a formação a mais de 500 profissionais do CHUSJ e acompanhou as ações de pré e pós migração, que envolveram centenas de profissionais.

Para garantir a paragem dos sistemas de informação, necessária ao processo de migração, o CHUSJ desenvolveu um plano de contingência que permitiu minimizar o impacto na prestação de cuidados de saúde. Esta implementação revestiu-se de grande complexidade e risco, devido à dimensão do hospital e ao elevado número de sistemas que interagem atualmente com o SONHO.

As medidas de contingência implementadas pelo CHUSJ permitiram o normal funcionamento do hospital durante todo o processo, sem interrupções no atendimento dos utentes.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário São João > Notícias