Lançamento de dashboard de notificações de reações adversas a medicamentos – Infarmed

Dashboard Farmacovigilância

21 jun 2019

O Infarmed passou a disponibilizar no seu site um dashboard que permite, com facilidade, conhecer o desempenho do Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) desde 2012, em diferentes perspetivas e com vários critérios de pesquisa.

Este dashboard – disponível na página Desempenho do SNF –  assenta nas notificações de reações adversas a medicamentos (RAM) que diariamente são submetidas, via Portal RAM ao Infarmed, e encontra-se dividido em três quadros, onde é possível observar dados agregados que são permanentemente atualizados e pesquisáveis.

O primeiro quadro, mais agregador, disponibiliza os dados de todas as notificações submetidas ao SNF, independentemente da via de notificação. No segundo quadro é possível visualizar as notificações de RAM divididas pelas respetivas vias de notificação – via direta quando comunicadas diretamente por Profissionais de Saúde (PS) e Utentes (Ut), e por via indireta, quando comunicadas através dos Titulares de Autorização de Introdução no Mercado (TAIM).

E por último, no terceiro quadro é possível pesquisar dados das notificações de RAM comunicadas por via direta por Distrito e/ou Concelho, quer no continente quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Em cada um destes quadros existe a possibilidade de selecionar o ano para obter dados com maior detalhe.

dashboard agora disponibilizado pretende ser uma ferramenta de trabalho e uma fonte de informação para todos quantos necessitam de dados de farmacovigilância permanentemente atualizados.