UCC Penacova inicia atividade: Nova unidade de cuidados abrange todo o concelho

21/06/2019

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Penacova, unidade funcional do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, já se encontra em atividade.

A UCC Penacova, coordenada pela enfermeira Paula Margarida Alves Carvalho, funciona no Centro de Saúde e conta com uma equipa multiprofissional constituída por duas enfermeiras apoiadas por médicos de Medicina Geral e Familiar, técnico de Serviço Social e assistente técnica. Tem como área de atuação todo o concelho, abrangendo a população das oito freguesias, num total aproximado de 14 mil habitantes, caraterizada por um elevado envelhecimento, «superior ao índice nacional», e elevada dependência.

A nova unidade funciona nos dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, mantendo-se a sua equipa de cuidados continuados integrados (ECCI) funcional também aos fins de semana e feriados, das 9 às 17 horas, sempre que necessário.

Destinada a prestar cuidados de saúde e intervir no âmbito da prevenção da doença e na promoção da saúde junto da população da sua área de influência, a UCC Penacova desenvolve, entre outros, projetos no âmbito dos programas de saúde escolar, saúde oral, na área da intervenção precoce na infância, saúde dos idosos e cuidados continuados integrados.

Com a entrada em funcionamento da sua 13.ª UCC, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego passa a ter toda a população dos concelhos da sua área de influência coberta por estes cuidados.

90% da população da região centro abrangida por unidades de cuidados na comunidade

No final do primeiro semestre de 2019, 90,6% da população da região Centro está abrangida por unidades de cuidados na comunidade. Com a entrada em funcio-namento da UCC Penacova, na área de influência da Administração Regional de Saúde do Centro foi atingido um total de 61 unidades ativas, o que permite concluir que 1,5 milhões de habitantes estão cobertos por estes cuidados.

Instaladas nos centros de saúde, as UCC têm como área de atuação o concelho onde se inserem, desenvolvendo uma atividade em proximidade com a comunidade no âmbi-to da prevenção da doença e da educação para a saúde.

Nas UCC da região Centro estão envolvidos mais de 600 profissionais, na sua maioria enfermeiros, que contam com o apoio de outros profissionais, entre médicos, assistentes técnicos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de serviço social, fisioterapeutas, higienistas orais e assistentes técnicos.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/