Instituto Ricardo Jorge promove nova edição de curso sobre redação de protocolos de investigação

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove nova edição de curso sobre redação de protocolos de investigação

25-06-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, nos dias 26 e 27 de setembro, nas suas instalações em Lisboa, mais uma edição do curso “Redação de protocolos de investigação”. A ação formativa tem como objetivo promover competências de planeamento e desenho de protocolos de investigação epidemiológica, em particular, no âmbito dos estudos observacionais.

Destinada essencialmente a profissionais de saúde, a formação visa dotar os participantes dos conhecimentos iniciais para a execução de um protocolo científico, através de uma forte componente prática dedicada ao planeamento e desenho de estudos observacionais. Os interessados em participar na terceira edição do curso “Redação de protocolos de investigação” deverão efetuar a sua inscrição, até 18 de setembro, através do preenchimento do seguinte formulário.

“Pertinência e estrutura do protocolo de investigação”, “Definição da questão de investigação e dos objetivos de estudo” e “Definição de população alvo, população de estudo e amostra – Cálculo do tamanho da amostra” são os principais temas a abordar durante o primeiro dia da ação formativa. O segundo dia será dedicado ao plano de análise e à apresentação de resultados, assim como a questões éticas relacionadas com os estudos observacionais.

O protocolo é um instrumento fundamental na construção de estudos de investigação epidemiológica, pois a primeira condição para alcançar estudos com validade é a elaboração de um protocolo rigoroso. Para mais informações, consultar o programa do curso ou a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.