Dia contra o Abuso e Tráfico de Drogas: Observatório Europeu da Droga divulga relatório sobre canábis

pessoas na rua saude

26/06/2019

​No âmbito do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que se assinala em 26 de junho, o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, divulgou esta quarta-feira o relatório «Desenvolvimentos no mercado europeu da canábis».

De acordo com o documento, que apresenta uma panorâmica dos produtos de canábis emergentes e tradicionais na Europa, há uma maior diversidade de produtos de canábis e é essencial que seja acompanhada de perto a sua potência e os possíveis efeitos para a saúde.

O relatório identifica uma série de fatores por detrás da atual diversidade de produtos de canábis, incluindo desenvolvimentos nas políticas, avanços nas técnicas de produção e extração, e mudanças nas preferências dos consumidores. A criação de mercados legais de canábis recreativa fora
da União Europeia (UE) é também apontada como impulsionadora da inovação no desenvolvimento de novos produtos de canábis, alguns dos quais estão agora a aparecer no mercado europeu.

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida na Europa. Estima-se que cerca de 17,5 milhões de jovens europeus (15–34 anos) tenham consumido canábis no último ano (UE-28). Estima-se também que cerca de 1% dos adultos (15–64 anos) na UE consumam canábis diariamente ou quase diariamente. Em 2017, cerca de 155 000 pessoas iniciaram na Europa tratamento devido a problemas relacionados com o consumo desta droga, das quais cerca de 83.000 iniciaram tratamento pela primeira vez. Atualmente, a canábis é a substância indicada com mais frequência pelos novos utentes dos serviços especializados de tratamento da toxicodependência como o principal motivo para procurarem ajuda.

Para saber mais, consulte:

  • SICAD > Notícias
  • Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência > Relatório (em inglês)