Transformação digital: ULS Nordeste vai apostar na redução do papel

27/06/2019

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai apostar na Transformação Digital e, em particular, na redução da impressão e do consumo de papel nos seus serviços.

O desafio foi lançado pelo Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Henrique Martins, numa visita à Unidade Hospitalar de Bragança, dia 19 de junho, e vai ser dinamizado por uma equipa multidisciplinar de trabalho – a Comissão Local de Informatização Clínica.

O objetivo é promover a desmaterialização de registos, processos clínicos e iniciativas programadas diversas, as quais pressupõem uma mudança de mentalidades, atitudes e formas de trabalho.

A visita constituiu, ainda, uma oportunidade para identificar a possibilidade de avançar com novos projetos de telessaúde, como é o caso da teleconsulta. Nesse sentido, foi realizada, com sucesso, uma teleconsulta entre os Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente o Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, e os Cuidados Hospitalares, que avaliaram um adolescente em conjunto.

O Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Carlos Vaz, enalteceu o muito que já foi feito na área da informatização dos cuidados de saúde mas lembrou que muito há ainda para fazer, num processo de melhoria contínua, reforçando assim o desafio da SPMS lançado aos profissionais desta ULS para que se comprometam com a transformação digital e colaborem com novas ideias e práticas.

Um dos grandes avanços tecnológicos na ULS Nordeste será a entrada em funcionamento, já no próximo dia 19 de julho, da nova versão do programa informático SONHO, a qual representará uma inegável mais valia na gestão assistencial.

Integrada na Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde, a iniciativa «SNS Sem Papel» assenta nos princípios da simplificação, empoderamento e responsabilização do cidadão, tendo como finalidade a eliminação do papel nas instituições de saúde até 2020.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Nordeste > Notícias