CH Porto | Serviço de Urgência: Nova área do Hospital de Santo António já entrou em funcionamento

28/06/2019

A nova área do Serviço de Urgência do Hospital de Santo António, inserido no Centro Hospitalar do Porto, que representou um investimento superior 525 mil euros e se destina a internamentos de curta duração, entrou em funcionamento esta sexta-feira, dia 28 de junho.

«Trata-se da primeira fase de uma obra que permitirá a criação de um novo Serviço de Urgência (SU), com um conceito de funcionamento diferente», referiu fonte do hospital, salientando que a segunda parte do projeto encontra-se «em fase de preparação do lançamento do concurso público, estando desde já assegurado o seu financiamento», que ronda os «dois milhões de euros».

O novo SU vai prever «a separação de doentes por áreas diversas, de acordo com a sua condição clínica», disse. Segundo a fonte, «o resultado pretendido é que o tempo de permanência dos doentes no SU seja reduzido de forma significativa, privilegiando ao mesmo tempo o conforto e a humanização dos cuidados».

«Esta nova área [que entrou hoje em funcionamento], com 440 metros quadrados, oferece mais espaço e privacidade para os doentes, deitados em camas e não em macas, e baseia-se no princípio de que os meios de diagnóstico é que se deslocam junto dos doentes», sublinhou.

Esta primeira fase do projeto do novo SU inclui dois espaços de internamento e duas centrais de monitorização, com uma lotação máxima de 22 camas. O custo da obra ascendeu a 525 mil euros e foi comparticipada em 250 mil euros pelo programa Portugal 2020.

Com a conclusão «será possível iniciar a remodelação de todo o SU inserido neste conceito».

Fonte: Lusa