Quase todo o país com risco muito elevado de exposição a raios UV

03/07/2019

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam esta quarta-feira, dia 3 de julho, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Também o arquipélago dos Açores está hoje com risco muito elevado, exceto a ilha Terceira (no grupo central) que está com níveis elevados.

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro, o arquipélago da Madeira e as ilhas das Flores e São Miguel apresentam um risco muito elevado de exposição à radiação UV. Os distritos do Porto e Aveiro estão com níveis elevados e as ilhas do Faial e Terceira (grupo central dos Açores) apresentam risco moderado.

O IPMA recomenda em caso de risco extremo que a população evite a exposição ao sol o mais possível. Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo). O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para saber mais, consulte:

Instituto Português do Mar e da Atmosfera – http://www.ipma.pt/