Oncologia do CHEDV obtém Acreditação de Qualidade

05/07/2019

O Centro de Referência Oncologia de Adultos – Cancro Hepatobilio/Pancreático do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), foi certificado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), de acordo com o modelo de acreditação da ACSA Internacional, «juntando-se ao restrito número (atualmente 1 no Norte e 3 no Sul) de unidades do Serviço Nacional de Saúde a receber a certificação através deste modelo».

O Modelo de acreditação ACSA (da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia), aprovado pelo Ministério da Saúde, foi adotado pela DGS por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido.

O Centro de Referência Oncologia de Adultos – Cancro Hepatobilio/Pancreático do CHEDV iniciou o seu processo de acreditação em 2017, obtendo o reconhecimento e certificação durante o mês de junho.

«Concretizado este importante passo, segue-se agora o processo de auto-avaliação de acompanhamento e tem uma vigência de 5 anos, com o objetivo de garantir que a organização dá continuidade às boas práticas e condições que lhe permitiram obter a acreditação», revela o centro hospitalar.

Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, realça que esta certificação agora alcançada «atesta o compromisso do CHEDV com a excelência nos cuidados oferecidos e na entrega de mais qualidade, mais segurança e acima de tudo mais confiança aos nossos utentes». «A aposta nesta área da cirurgia oncológica segue uma estratégia de elevada diferenciação deste hospital, pois sentimos que o CHEDV, fruto da sua tradição inovadora no SNS, deve ser liderante nestes processos, motivando assim os melhores profissionais a apostar na instituição», acrescenta o responsável.

Além desta certificação agora obtida, desde 2016 que o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência na área de Oncologia para o tratamento do Cancro Hepatobilio/Pancreático.

«Ao ser assinalado como Centro de Referência no tratamento oncológico, o CHEDV, é reconhecido como o expoente mais elevado de competências na prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade em situações clínicas que exigem uma concentração de recursos técnicos e tecnológicos altamente diferenciados, de conhecimento e experiência, tanto a nível nacional como internacional», conclui o centro hospitalar.

Visite:

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – http://www.chedv.min-saude.pt/