Revisão técnica do projeto da ala pediátrica do São João concluída

09/07/2019

A revisão técnica do projeto de arquitetura da ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) foi concluída, tendo sido endereçado convite a 14 empresas para apresentarem propostas de execução da obra até ao dia 29 de julho.

Estas empresas foram identificadas pelo grupo de trabalho presidido pelo engenheiro Joaquim Poças Martins, presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O grupo de trabalho foi constituído para «estabelecer os critérios para selecionar o conjunto de empresas habilitadas para uma empreitada desta complexidade e dimensão a serem convidadas a apresentar propostas para a sua execução, sem atrasar o processo».

Na nota de imprensa divulgada, o CHUSJ destaca que o processo de construção daquela ala está a decorrer «conforme planeado, prevendo-se o início da obra no decorrer do ano de 2019».
O CHUSJ anunciou no final da semana passada que o internamento de crianças em contentores terminou, estando reunidas as condições necessárias para a dispensa daquela solução, após oito anos de utilização.

As crianças que estavam em enfermarias colocadas em contentores foram deslocadas para um internamento de 25 camas pediátricas situadas no edifício principal do CHUSJ, utilizando espaços que ficaram livres com a relocalização de outros serviços, onde irão, de forma temporária, manter-se até estar terminada a construção da ala pediátrica.

A abertura das novas instalações reduz significativamente a necessidade de transporte de ambulância entre o internamento e o edifício principal, para muitas das crianças internadas. A relação de proximidade com outros serviços hospitalares e a melhoria das condições de tratamento, vão seguramente traduzir-se numa melhoria da eficácia clínica.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias