Hospital de Bragança passa a ter Hospitalização Domiciliária

15/07/2019

O Hospital de Bragança, inserido na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, vai passar a disponibilizar uma valência de hospitalização domiciliária, visando colmatar uma necessidade dos utentes.

Esta unidade de saúde é a primeira do Nordeste Transmontano a levar os serviços médicos a casa, nesta fase inicial a cinco utentes com o propósito de alargar a oito no futuro, como adiantaram os responsáveis, na apresentação do serviço.

Uma equipa multidisciplinar desloca-se a casa dos doentes, que em vez de estarem internados no hospital recebem os cuidados no domicílio. Como explicou a diretora clínica, Eugénia Madureira, apenas os doentes que reunirem as condições, nomeadamente manifestar a vontade e tiverem retaguarda familiar, poderão ser abrangidos por este serviço.

O tratamento em casa, segundo os responsáveis pelo programa, evita problemas associados ao internamento hospitalar, como a desorientação associada ao ambiente estranho, a debilidade física, infeções, entre outras.

Em Portugal, são já 22 os hospitais com esta opção e, desde outubro de 2018, data em que foi lançado o programa, já foram tratados cerca de três mil doentes neste regime, segundo Delfim Rodrigues, Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Fonte: Lusa