ULS Litoral Alentejano: Reforço da assistência nas praias de Milfontes e Zambujeira do Mar

15/07/2019

As praias de Vila Nova de Milfontes e de Zambujeira do Mar, em Odemira, na costa alentejana, voltam a ser reforçadas este verão com postos de saúde, que registaram quase quatro mil atendimentos no ano passado.

O projeto da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) vai decorrer, a partir de 15 de julho e até final de agosto, para garantir os primeiros socorros aos milhares de banhistas e veraneantes que todos os anos frequentam as duas zonas balneares do concelho de Odemira, no distrito de Beja.

«Trata-se de apoio a pequenas ocorrências e lesões, como picadas de peixe aranha ou de insetos, que não necessitam de um tratamento mais complexo», explicou o diretor clínico dos cuidados primários de saúde da ULSLA, Horácio Feiteiro.

Segundo o responsável, em casos de emergência, os profissionais «estarão em contacto com o Instituto Nacional de Emergência Médica e os doentes serão enviados para o Serviço de Urgência Básica de Odemira ou diretamente para o Hospital do Litoral Alentejano», em Santiago do Cacém.

Os postos de saúde vão funcionar diariamente com um enfermeiro por turno, num total de quatro profissionais, que estarão disponíveis entre as 11 e as 18 horas.

«Vai ser a Cruz Vermelha Portuguesa a garantir o apoio de enfermagem, durante todo o dia, nos postos de Zambujeira do Mar e de Vila Nova de Milfontes aos banhistas que recorrerem ao serviço», referiu.

Considerando tratar-se de «uma vantagem para os veraneantes», que «evitam deslocações», Horácio Feiteiro indicou que, desde 2008, ano em que o reforço foi lançado nas duas praias do concelho de Odemira, o número de assistências tem vindo a aumentar, permitindo «afastar pessoas dos serviços de urgência».

À semelhança do ano passado, o posto de saúde da Zambujeira do Mar vai ficar instalado na antiga extensão de saúde, no centro da localidade, enquanto em Vila Nova de Milfontes o serviço irá funcionar junto ao Farol, em instalações cedidas pela Polícia Marítima.

Fonte: Lusa