Balcão Único de Atendimento: Serviço virtual do CHULC arranca com novas valências

16/07/2019

O serviço virtual do Balcão Único de Atendimento (BUA) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) entra em funcionamento esta terça-feira, 16 de julho, para todos os utentes que recorram a uma das seis unidades que o integram (hospitais de São José, dos Capuchos, de Santa Marta, Curry Cabral, Dona Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa).

O Portal do Utente do CHULC passa a permitir a marcação de exames, o pagamento de taxas moderadoras e obtenção de declarações de presença em consultas e exames.

Uma nota divulgada pelo CHULC revela que este serviço é «o balcão virtual de cuidados hospitalares mais desenvolvido do país» e, utilizando a ferramenta tecnológica CRM (Customer Relationship Management), o BUA potencia a comunicação entre o CHULC e os seus utentes, dando garantias de uma resposta adequada e atempada.

A funcionar desde setembro de 2016, esta plataforma permitia, até hoje, a marcação de consultas, o pedido de informação clínica e de esclarecimentos.
«O CHULC pretende continuar a desenvolver o CRM e o BUA, de modo a disponibilizar novas funcionalidades, duplicar o número de contactos mensais e atingir os 25 mil utentes registados no portal», afirma, acrescentando que, ao longo deste ano, já foram geridos pela plataforma 29.250 contactos, entre os quais 15.200 efetuados por telefone e 13.220 por e-mail.

As respostas às solicitações dos utentes foram produzidas dentro dos prazos estabelecidos em 99% dos casos, adianta.

«O BUA é um serviço de comunicação centralizado e personalizado de todos os contactos efetuados por utentes do CHULC, através do portal, do telefone (213 136 444), fax (213 136 376), chat do portal e email (balcaounico@chlc.min-saude.pt), que, pela modernização do relacionamento com os utentes e a desmaterialização dos processos administrativos, visa dar respostas imediatas, quer pelo próprio balcão, quer por outros serviços para onde os pedidos dos cidadãos são encaminhados», refere o documento.

Tendo sido objeto de financiamento no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade – SAMA, o BUA foi implementado pela área de Gestão de Doentes do CHULC e integra na sua constituição atual uma equipa de profissionais com apoio e formação em técnicas de comunicação e atendimento e formação específica para utilização das ferramentas tecnológicas e informáticas em funcionamento na área administrativa do CHULC.

Em setembro, o Portal do Utente contará com novas funcionalidades, como a possibilidade de impressão de relatórios de exames e análises, o pedido de renovação de medicação ou de transporte. Também será possível a efetivação de consulta e o pagamento automático de taxa moderadora por telemóvel.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Portal do Utente do CHULC – https://portalutente-chlc.min-saude.pt/