Instituto Ricardo Jorge assume coordenação de grupo de trabalho de biossegurança da Global Health Security Agenda

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge assume coordenação de grupo de trabalho de biossegurança da Global Health Security Agenda

18-07-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge vai assumir, a partir de setembro, a coordenação do Programa de Ação de biossegurança da Global Health Security Agenda (GHSA). Este grupo de trabalho específico da GHSA tem como objetivos, entre outros, promover o estabelecimento de um sistema de biossegurança nacional, garantindo que microrganismos que constituem uma ameaça para a saúde pública são identificados e guardados em instalações de acordo com as melhores práticas.

Para discutir algumas das responsabilidades relacionadas com a presidência desta área de trabalho durante o ano 2019-2020, o Instituto Ricardo Jorge recebeu, dia 5 de julho, a visita de Mark van Passel, investigador do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM) da Holanda e atual coordenador do “Action Package Prevention 3- Biosafety and Biosecurity“. A coordenação deste Programa de Ação será assegurada por Sofia Núncio, responsável pela Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas.

Coordenada pelos EUA, a GHSA é uma parceria entre mais de 60 nações, organizações internacionais e agentes públicos e privados, visando acelerar o progresso da sociedade em direção a um mundo seguro e protegido contra as ameaças das doenças infeciosas e promover a segurança global da saúde como uma prioridade da segurança internacional. A GHSA está organizada em função de três eixos de intervenção: Prevenção; Deteção; Resposta.

Estes eixos englobam onze action packages considerados prioritários após identificação dos principais riscos para a segurança da saúde global: Surgimento e disseminação de novos micróbios; Globalização do turismo e do comércio; Aumento da resistência aos medicamentos; Potencial para a liberação acidental, roubo ou uso ilícito. Desde a adesão de Portugal a este programa internacional, em 2014, o Instituto Ricardo Jorge, através da UREB, tem colaborado ativamente com a GHSA na área de Biosafety and Biosecurity.