40 anos SNS

19/07/2019

No âmbito das comemorações do 40.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) abraçou o repto do Ministério da Saúde e associou-se a esta efeméride com a realização/lançamento de um Portfólio virtual do centro hospitalar. Neste, são dados a conhecer publicamente os rostos de alguns profissionais que constituem as várias equipas de trabalho multidisciplinares, envolvidas no processo holístico de «cuidar do doente»,  nas vertentes:

  • Terapêutica;
  • Humanização;
  • Segurança e bem-estar.

«São também estes os rostos, de muitos dos profissionais que diariamente contribuem para a proteção do bem maior que é a saúde de todos os portugueses e para a construção de um SNS mais coeso, equitativo e eficiente», declara o centro hospitalar.

Além desta iniciativa, o CHUCB decorou ainda uma das áreas nobres do serviço de ensino, formação e investigação com um painel de grande dimensão alusivo aos 40 anos do SNS.

Legenda: Da esquerda para a direita – João Casteleiro (Presidente do Conselho de Administração),  Ana Paula Rodrigo (Enfermeira Diretora), Vítor Mota (Vogal Executivo).

CHUB: «práticas, exigência e rigor são há muito reconhecidas internacionalmente» 

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, composto por duas unidades de saúde – Hospital Pêro da Covilhã e Hospital do Fundão «é uma organização, moderna e inovadora, referência a nível nacional e internacional, pelos cuidados de saúde que presta com qualidade e em tempo útil a todos os cidadãos».

O centro hospitalar conta uma área de influência direta que abarca os concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e franjas de Manteigas e Penamacor. A qualidade dos seus serviços encontra-se validada no âmbito de vários sistemas de certificação e acreditação, dos quais se destaca a Joint Commission International, sendo que esta entidade confere ao CHUCB desde 2010, o grau máximo de acreditação total, demonstrando assim que as suas práticas, exigência e rigor são há muito reconhecidas internacionalmente.

Desde a sua criação, este Centro Hospitalar é Hospital nuclear da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, para os cursos de Medicina, Farmácia, Ciências Biomédicas e outros. Porém, foi em agosto de 2018, que viu finalmente reconhecida «uma pretensão de há muito, consubstanciada na sua referenciação legal como Centro Hospitalar Universitário».

Assente na tríade: assistência, ensino e investigação, o CHUCB aposta «irrefutavelmente nas boas práticas clínicas e organizacionais, numa atitude humanizada centrada no utente, na família e na promoção da saúde junto da comunidade», revela o centro hospitalar.

Para saber mais, consulte:


Transformar SNS «é o grande desafio» do futuro, afirma Ministra da Saúde 

Para a Ministra da Saúde transformar o Serviço Nacional de Saúde é um dos grandes desafios futuros. Marta Temido ,  que marcou presença ontem, dia 18 de julho, na sessão «Desafios do SNS e a sua história», promovido no âmbito das comemorações dos 40 anos do SNS, durante a qual foi apresentado o livro «Serviço Nacional de Saúde – Breve interpretação e bases para a sua transformação», referiu que o SNS deve ser reorganizado, porque o atual modelo desresponsabiliza os dirigentes e tem de ter mais financiamento. A Ministra da Saúde afirmou que, 40 anos após a criação do SNS, e preservando os seus princípios fundamentais, «é necessário reorganizar a malha de serviços».

«Portugal modificou-se muito em termos demográficos, em termos epidemiológicos, em termos económicos, em termos sociais, as expectativas das pessoas são hoje muito diferentes e as pessoas são mais exigentes. Muito daquilo que é ainda a marca do nosso serviço público de menor atenção a algumas dimensões que hoje são vitais na perceção que se forma quando se contacta com um serviço têm de ser mais atendidas», considerou.

«Seria penoso, socialmente, abandonar, seria péssimo para os portugueses que deixássemos cair esta ideia generosa do SNS, que é um instrumento de coesão social, de melhoria das condições de vida, de esperança e de construção da felicidade. Este livro traz contributos importantes sobre a forma como se pode contribuir para que o SNS não esmoreça», concluiu Marta Temido .

SNS: É preciso envolver mais os cidadãos nos processos de decisão

Com dezenas de contribuições, o livro «Serviço Nacional de Saúde – Breve interpretação e bases para a sua transformação» é a primeira iniciativa da Fundação para a Saúde – Serviço Nacional de Saúde (FSNS) para assinalar os 40 anos do SNS e começou a ser feito há cerca de dois anos pelo médico Luís Ferreira Marquês (que morreu entretanto). Conta a história do SNS, contém depoimentos inéditos e faz propostas para um SNS melhor, que responda aos desafios atuais e de futuro.