Inaugurações das Unidades de Saúde de Almargem do Bispo, Sintra e Agualva

22/07/2019

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido , inauguraram esta manhã, dia 22 de julho, as unidades de saúde de Agualva e de Sintra.

O novo edifício da Unidade Cuidados Saúde Personalizados de Agualva tem inscritos 26.222 utentes, sendo composto por duas unidades de saúde familiares e centro de saúde – uma infraestrutura com três pisos.

Este edifício de Agualva tem 21 gabinetes de consulta, seis de enfermagem, quatro salas de tratamento e um gabinete de saúde oral. Terá seis médicos, 12 enfermeiros e seis assistentes técnicos.

De acordo com dados do Governo, a valência «permitirá gradualmente a atribuição de médico aos 18.217 utentes», num investimento de 1,5 milhões de euros, dos quais 15% suportados pela Câmara Municipal de Sintra.

Já a Unidade de Saúde de Sintra, que se encontra a funcionar desde 27 junho de 2019, representou um investimento de 846 mil euros, financiados pela autarquia, com o apoio em 50% do Programa Operacional de Lisboa 2020.

Fonte: Lusa


Concluir legislatura com 97% dos portugueses com médicos de família

O Primeiro-Ministro afirmou hoje, dia 22 de julho de 2019, que, se todos os concursos em marcha forem concluídos e se a totalidade das vagas forem preenchidas, a atual legislatura vai terminar com 97% dos portugueses com médico de família assegurado.

António Costa transmitiu esta posição após ter inaugurado a Unidade de Saúde de Almargem do Bispo, no município de Sintra, numa cerimónia em que também discursaram a a Ministra da Saúde, Marta Temido , e o Presidente da Câmara deste concelho, Basílio Horta.

Na inauguração do primeiro dos cinco centros de saúde que ao longo do dia de hoje serão inaugurados nos concelhos de Sintra (três) e da Amadora (dois) – e que no conjunto vão servir uma população de meio milhão de habitantes -, António Costa referiu-se à meta do seu executivo em termos de cobertura da população por médicos de família.

«Entre obras em curso concluídas ou em projeto, temos mais cem novas intervenções em centros de saúde. O objetivo era concluirmos a legislatura com 100% dos portugueses com médico de família», apontou.

Neste momento, segundo o Primeiro-Ministro, «o concurso está ainda aberto, há muitos médicos e médicas a concorrerem e ir-se-á ver qual o resultado final».

«Se conseguirmos preencher a totalidade das vagas, ficaremos com 97% dos portugueses com médicos de família assegurado. Tendo feito este grande avanço até aos 97%, tenho a certeza de que os 3% que ficam a faltar serão rapidamente resolvidos no início da próxima legislatura», disse.

Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro sustentou também que o seu Governo concretizou na semana passada o objetivo de ter no final da legislatura «mais cem novas unidades de saúde familiar» USF.

Fonte: Lusa


António Costa e Ministra da Saúde inauguram 5 unidades de saúde

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido , inauguram cinco unidades de saúde, segunda-feira, 22 de julho.

Manhã

9h30 – Unidade de Saúde de Almargem do Bispo
Local: Rua dos Canais, s/n.º – Casal do Rebolo / Almargem do Bispo

11h00 – Unidade de Saúde de Agualva
Local: Rua do Mercado de Agualva / Cacém

12h15 – Unidade de Saúde de Sintra
Local: Av. Desidério Cambournac, n.º 4 / Sintra

Tarde

15h30 – Unidade de Saúde da Venteira
Local: Largo da Igreja, n.º 1 / Amadora

16h30 – Unidade de Saúde de Águas Livres
Local: Rua Óscar Lopes, n,º2 / Amadora

Lisboa, 19 de julho de 2019


Unidades vão servir uma população de meio milhão de habitantes

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido , participaram, no dia 22 de julho de 2019, na inauguração de mais cinco unidades de saúde, que vão servir uma população de meio milhão de habitantes, nos municípios da Amadora e de Sintra.

A Unidade de Saúde de Almargem do Bispo, Sintra, terá 121 utentes inscritos e possui cinco gabinetes de consulta, dois gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, um gabinete de vacinação e várias salas internas. O projeto representou um investimento de 725 mil euros.

O novo edifício da Unidade Cuidados Saúde Personalizados de Agualva tem inscritos 26.222 utentes e é composto por duas unidades de saúde familiares e centro de saúde, numa infraestrutura com três pisos, 21 gabinetes de consulta, seis de enfermagem, quatro salas de tratamento e um gabinete de Saúde Oral.

A Unidade de Saúde de Sintra entrou em atividade em 27 de junho de 2019 e representou um investimento de 846 mil euros, financiado pela autarquia e com o apoio em 50% do Programa Operacional Lisboa 2020.

As duas unidades de saúde inauguradas na Amadora (Venteira e Águas Livres) representam 2.814 metros quadrados renovados, servem 45.600 utentes e permitem a utilização de mais 38 gabinetes, 14 médicos, 17 enfermeiros e 10 assistentes técnicos. A construção representou um investimento de 2,6 milhões de euros.

As inaugurações das unidades de Almargem do Bispo, Agualva, Sintra, Venteira (Amadora) e Águas Livres (Amadora) surgem uma semana depois de o Governo ter alcançado, no Bombarral, o objetivo de criar cem unidades de saúde familiar durante a legislatura.

Na ocasião, o Primeiro-Ministro destacou que «entre obras em curso concluídas ou em projeto, temos mais cem novas intervenções em centros de saúde», acrescentando também o objetivo de dotar todos os portugueses com médico de família.

«Milhares de pessoas beneficiarão destes novos equipamentos. Investimos em melhores instalações e abrimos concursos para mais médicos, especialmente médicos de família», reiterou António Costa.

O governante sublinhou também que «a nova Lei de Bases da Saúde celebra de forma condigna os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e vai também modernizar o SNS, definindo os cuidados de saúde primários como a base fundamental».

O investimento em unidades de saúde garante o respeito «para com os utentes que têm obviamente o direito a exigirem serem acolhidos em instalações de qualidade, que sejam acessíveis, e onde possam ter bons cuidados médicos, bons cuidados de saúde, bons cuidados de enfermagem» e também para com os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, frisou na ocasião o Primeiro-Ministro.

Participaram também nas inaugurações, entre outros, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, o Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, a Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sintra, Maria Clara Pais,  e a Diretora Executiva do ACES Amadora, Ana Isabel Pereira da Silva.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Governo inaugura mais cinco unidades de saúde