Curso “Epidemiologia de campo – Investigação de Surtos” – INSA

imagem do post do Curso “Epidemiologia de campo – Investigação de Surtos”

23-07-2019

A terceira e última edição em 2019 do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de Surtos” terá lugar, nos dias 7 e 8 de outubro, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa. Promovida pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, a ação formativa tem como destinatários profissionais de saúde e todos aqueles com especial interesse na temática.

A formação possui uma forte componente prática com a simulação da investigação de dois surtos com a intervenção dos participantes. O curso abordará também breves conceitos em epidemiologia, medidas de frequência e de associação, desenhos de estudo, assim como passos da investigação de um surto, definição de caso, lista de casos e curvas de incidência, entre outros temas.

Os interessados em participar na terceira edição de “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” deverão efetuar a sua inscrição, até 27 de setembro, através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

Os formadores do curso são todos colaboradores do Instituto Ricardo Jorge, com formação específica em epidemiologia (treino EPIET/EUPHEM), à qual se adicionam vários anos de experiência no terreno de vigilância e investigação epidemiológica. A investigação de surtos é fundamental para a implementação de medidas de controlo e prevenção, sendo que as ferramentas que permitem essa investigação de forma rápida e efetiva estão atualmente ao dispor de todos os níveis profissionais.