Hospital Serpa: Investimento 3,7 M€

24/07/2019

O Hospital de São Paulo, em Serpa, gerido pela misericórdia, vai ter uma unidade médico-cirúrgica, num investimento de 3,7 milhões de euros (M€), para substituir o bloco operatório, desativado há 14 anos, e reduzir listas de espera do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), no distrito de Beja, António Sargento, trata-se de uma unidade médico-cirúrgica «construída de raiz e na vanguarda da tecnologia», que vai substituir o bloco operatório do Hospital de São Paulo, desativado em 2005.

Além de operar utentes de vários subsistemas de saúde, um dos «objetivos fortes» da unidade é «dar resposta a necessidades e reduzir listas de espera para cirurgias do Serviço Nacional de Saúde» (SNS), sobretudo dos hospitais do Alentejo e do Algarve, frisou o responsável.

Por outro lado, adiantou, a unidade também poderá operar utentes do SNS de outras regiões desde que estejam referenciados para cirurgia, tenham recebido um vale cirurgia e escolham o Hospital de São Paulo para serem operados.

Gerido pela SCMS, Hospital de São Paulo continua a ser uma reposta do SNS 

A resposta a necessidades do SNS, explicou, será dada no âmbito do acordo de cooperação celebrado em 2014 e que permitiu passar em 2015 a gestão do Hospital de São Paulo da esfera pública, a cargo da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, para a do setor social, feita pela SCMS.

Através de uma adenda ao acordo, assinada em 2018, a abrangência do Hospital de São Paulo, que continua a ser uma reposta do SNS, mas é gerido pela SCMS, foi alargada a utentes dos hospitais e centros de saúde públicos dos distritos de Beja, Évora e Faro.

Desta forma, quando não tiverem capacidade de resposta, aqueles hospitais e centros de saúde podem enviar utentes para receberem cuidados no Hospital de São Paulo, nomeadamente consultas externas, cirurgias, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e atendimentos de urgência e nas especialidades de cardiologia, otorrinolaringologia, dermatologia, oftalmologia, ortopedia, urologia e radiologia.

A unidade, que começou a ser construída em junho, fora do edifício do Hospital de São Paulo e num terreno junto à Unidade de Cuidados Continuados de Sra. de Guadalupe, gerida pela SCMS, deverá ficar concluída até ao final deste ano e começar a funcionar no início de 2020, disse o Provedor.

Segundo António Sargento, a unidade vai ter uma sala cirúrgica e 12 camas e realizar cirurgias nas especialidades de cardiologia, dermatologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia.

O projeto de construção e equipamento da unidade implica um investimento de 3,7 milhões de euros, que será financiado através de um empréstimo bancário contraído pela SCMS e pela União das Misericórdias Portuguesas e deverá ser candidatado a cofinanciamento comunitário.

António Sargento disse também que o Hospital de São Paulo vai ter a funcionar, a partir de sexta-feira, no seu edifício, um Centro de Cardiologia, onde serão prestadas consultas e feitos exames complementares de diagnóstico da especialidade, como ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, prova de esforço e monitorização ambulatória da pressão arterial.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Cooperação | Hospital de São Paulo