Direção-Geral da Saúde participou em painel de peritos em intervenções digitais para o aumento da atividade física

Intervenções digitais para o aumento da atividade física

Membros da Direção-Geral da Saúde – Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física participaram, a convite da Organização Mundial de Saúde (OMS), nos dias 18 e 19 de julho em Genebra, num painel de peritos em intervenções digitais para o aumento da atividade física.

Nesta reunião, foram destacadas como boas práticas as iniciativas de aconselhamento breve para a promoção da atividade física que Portugal está a levar cabo no Serviço Nacional de Saúde, através da disponibilização de um conjunto de ferramentas digitais para a avaliação dos níveis de atividade física e sedentarismo, bem como a disponibilização de vários guias de apoio ao aconselhamento para estilos de vida mais ativos.

Esta reunião foi agendada  no âmbito de um novo programa em desenvolvimento pela OMS, o mActive, enquadrado dentro da oferta Be He@lthy, Be Mobile.

O conceito chave e os programas digitais já desenvolvidos pela OMS no âmbito Be He@lthy, Be Mobile, podem ser encontrados no website da OMS.

O mActive pretende ser mais um dos programas disponíveis dentro da área das intervenções digitais OMS (Be He@lthy, Be Mobile). É um programa simples, que assenta em mensagens SMS (visando chegar a uma população com baixa literacia digital), enviadas no sentido do aumento do tempo de caminhada diário – partindo dos 10 minutos de caminhada diária, até atingir os 30 minutos.


Portugal participa em painel de peritos, a convite da OMS

A convite da Organização Mundial da Saúde (OMS), membros do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), da Direção-Geral da Saúde, representaram Portugal, nos dias 18 e 19 de julho, em Genebra, num painel de peritos em intervenções digitais para o aumento da atividade física.

Nesta reunião, foram destacadas como boas práticas as iniciativas de aconselhamento breve para a promoção da atividade física que Portugal está a levar cabo no Serviço Nacional de Saúde, através da disponibilização de um conjunto de ferramentas digitais para a avaliação dos níveis de atividade física e sendentarismo, bem como a disponibilização de vários guias de apoio ao aconselhamento para estilos de vida mais ativos.

Esta reunião foi agendada no âmbito de um novo programa em desenvolvimento pela OMS, o mActive, enquadrado na oferta Be He@lthyBe Mobile. O conceito chave e os programas digitais já desenvolvidos pela OMS, no âmbito Be He@lthy, Be Mobile, podem ser encontrados no site da organização

Vários são os programas digitais disponíveis para implementação, já testados e validados, por exemplo: Diabetes, cessação tabágica, envelhecimento, rastreio cancro do colo do útero. Para todos eles, um guia de implementação está já disponível, assim como uma equipa de acompanhamento, revela a Direção-Geral da Saúde.

O mActive pretende ser mais um dos programas disponíveis dentro da área das intervenções digitais OMS (Be He@lthy, Be Mobile). É um programa simples, que assenta em mensagens  via SMS (serviço de mensagens curtas), visando chegar a uma população com baixa literacia digital, enviadas no sentido do aumento do tempo de caminhada diário – partindo dos 10 minutos de caminhada diária, até atingir os 30 minutos.

Para saber mais, consulte:

OMS > Be He@lthy, Be Mobile (em inglês)

Visite:

Direção-Geral da Saúde > PNPAF