Cuidados de enfermagem a prematuros: Setúbal promove visitas domiciliárias

30/07/2019

A equipa de Enfermagem da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais (UCEN) do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) disponibiliza visitas domiciliárias planeadas, entre as primeiras 48 e 72 horas, após a alta, às crianças nascidas prematuramente.

De acordo com o enfermeiro chefe da UCEN, Vítor Varela, esta iniciativa surge após «a perceção das necessidades e dificuldades dos pais com filhos prematuros, traduzida pela necessidade de os pais quererem prorrogar o momento da alta do seu bebé com receio de irem para casa sem apoio, dos diversos contatos com o serviço para o esclarecimento de dúvidas e à recorrência ao Serviço de Urgência Pediátrica desnecessariamente».

De forma a evitar, especialmente, esta recorrência ao Serviço de Urgência, este projeto foi posto em prática em 2017, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência de enfermagem ao recém-nascido pré-termo após o internamento na UCEN; reduzir a taxa de reinternamento do bebé prematuro no decorrer do primeiro mês de vida; promover competências parentais no domicílio e promover a satisfação da família.

Abrangendo o perímetro da cidade de Setúbal esta visita planeada depende da disponibilidade e consentimento dos progenitores ou familiares do bebé prematuro.

Com uma taxa de crianças nascidas prematuramente a fixar-se nos 10% entre os partos realizados no CHS, no ano de 2018 «já conseguimos reduzir o número de reinternamentos de prematuros», o que faz com que o balanço deste projeto seja «muitíssimo positivo».

Desde o início do projeto a equipa de acompanhamento do prematuro já visitou 47 crianças pré-termo. O balanço desta assistência domiciliária aponta para a diminuição da procura do serviço de urgência por parte dos progenitores destes prematuros, o tempo de hospitalização e, consequentemente, diminuição dos «gastos em saúde, uma vez que acabou por ser criada uma otimização dos serviços públicos de saúde. Foram adquiridas competências e uma melhor adaptação à parentalidade das famílias de prematuros».

O enfermeiro Vítor Varela destaca, ainda, que «no decorrer deste projeto é também promovida a literacia em saúde ligada à criança reduzindo assim o impacto na prorrogação da alta do recém-nascido pré-termo».

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Setúbal > Notícias