INEM | Nova sede no Algarve: Loulé aprova anteprojeto de arquitetura para nova sede regional

30/07/2019

Foi aprovado, no dia 24 de julho, «por unanimidade» o anteprojeto destinado ao edifício que vai ser «criado de raiz» à «saída da cidade, junto ao nó da A22 [Via do Infante]», para acolher os serviços regionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com um custo estimado de 1,5 milhões de euros, revelou a Câmara Municipal de Loulé.

As novas instalações do INEM vão ser construídas ao abrigo de um contrato de cooperação assinado em maio de 2018 entre o município de Loulé e o INEM e a sua entrada em funcionamento deverá acontecer até final de 2020.

O edifício vai estar localizado na «cidadela de proteção e segurança do Algarve», onde também estão «outros equipamentos como o quartel de Bombeiros Municipais, o heliporto onde está em permanência o helicóptero do INEM e as futuras instalações do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro [de Faro] da Autoridade Nacional da Proteção Civil».

O projeto, aprovado pela Câmara Municipal de Loulé, que suporta o custo total da obra, orçada em 1, 5 milhões de euros, prevê que as instalações do INEM tenham «um conjunto de valências que irão promover o desenvolvimento e consolidação de sistemas e meios de emergência».

As instalações vão também ter um centro de dados, «camaratas, refeitório e balneários, Centro de Formação, Gabinete da Coordenação Regional, Gabinete de Coordenação de Enfermagem, Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), Centro de Atendimento a Chamadas de Emergência e Gabinete de Apoio ao CODU».

De acordo com  a autarquia, este novo edifício tem «um âmbito regional» e vai «servir todo o Algarve, contribuindo para que o INEM possa cumprir a sua missão com mais eficácia», dando garantia de assistência «adequada às vítimas de acidente e de doença súbita».

«No exterior, prevê-se um estacionamento coberto com pontos de carregamento para viaturas elétricas, assim como lugares para parqueamento de bicicletas e motociclos», acrescenta a autarquia.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias