ULSCB | CRI – Medicina Interna: Castelo Branco recebe Centro de Responsabilidade Integrada

30/07/2019

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) aprovou a criação de um Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) no Serviço de Medicina Interna.

«O objetivo principal dos CRI é prestar cuidados de qualidade, eficazes e eficientes, através da otimização dos recursos. Enquanto unidades autónomas, permitem desburocratizar e rentabilizar os mesmos, com vista à melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados, traduzindo-se esta em ganhos em saúde, melhores resultados e maior satisfação dos utentes e profissionais», explica, o Conselho de Administração da unidade local de saúde.

A criação do Centro de Responsabilidade Integrada – Medicina Interna foi aprovada pelo Conselho de Administração da ULSCB no dia 18 de julho de 2019, com nomeação do conselho de gestão e respetiva equipa multidisciplinar.

O CRI – Medicina Interna é integrado pelo Internamento (Unidade de Acidente Vascular Cerebral, Unidade de Agudos, Unidade de Conforto, Unidade de Cuidados Diferenciados e Unidade de Hospitalização Domiciliária), Consulta Externa, com as várias áreas de Medicina Interna, e Consultadoria a todos os serviços hospitalares.

Mantém-se a atividade no Serviço de Urgência, Viatura Médica de Emergência e Reanimação,  Equipa de Gestão de Altas e Comissões Técnicas.

«O CRI – Medicina Interna tem como missão ser um serviço de referência na sua área, competitivo, com resposta eficiente e qualidade técnica reconhecida como excelente, profissionais motivados, com uma atitude centrada no utente/paciente, no profundo respeito pela dignidade da vida humana, no sentido da prevenção e promoção da saúde da comunidade», de acordo com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

Tem ainda por objetivo desenvolver atividades de investigação, formação e ensino nas áreas médicas e de enfermagem, através da formação pós-graduada nas especialidades em que tem capacidade formativa e idoneidade, bem como através da docência na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O CRI Medicina Interna é uma estrutura orgânica de gestão intermédia, que visa potenciar os resultados da prestação de cuidados de saúde, melhorar a acessibilidade dos utentes, assim como a qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade dos recursos aplicados e contribuindo para uma maior eficácia e eficiência.

«Em qualquer instituição, a descentralização é sinónima de uma organização eficaz, sendo a hierarquização vertical das estruturas um meio para encurtar o percurso entre o local de ação e o local de decisão. Assim, tanto os profissionais como os gestores que melhor dominam a sua unidade podem tomar decisões que sejam exequíveis e próximas do alcance dos objetivos propostos», conclui a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

Centros de Responsabilidade Integrados

Os Centros de Responsabilidade Integrados são estruturas orgânicas de gestão intermédia, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que têm autonomia funcional e que um compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro que é negociado para um período de três anos.

Objetivos:

  • Assegurar o desenvolvimento das melhores práticas clínicas centradas nas necessidades dos utentes, adaptando a organização interna das entidades do SNS a formas contemporâneas de gestão eficiente;
  • Fomentar processos de governação clínica que contribuam para a melhoria continua da qualidade dos cuidados prestados no SNS;
    •Aumentar a acessibilidade e os tempos de resposta do SNS aos cidadãos;
  • Rentabilizar a capacidade instalada na rede pública do SNS;
  • Promover a autonomia, o envolvimento e a responsabilização dos profissionais na gestão dos recursos, incentivando-os a desenvolver, exclusivamente, a sua atividade no SNS;
  • Incrementar os níveis de produtividade e de satisfação dos profissionais do SNS, associando a atribuição de incentivos institucionais e financeiros ao desempenho efetivamente alcançado.

Para saber mais, consulte: