EXPERT 3D: CHUC integra projeto de formação em imagens e impressão 3D

02/08/2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona (líder do projecto), a Philips Electronics Nederland B.V. e o Institut de Formació Contínua IL3, apresentaram a sua candidatura ao projeto EXPERT3D , programa Campus do EIT Health.

Este projeto resulta da colaboração internacional entre instituições públicas e privadas, financiadas pela EIT Health, tendo merecido um financiamento de cerca de 353 mil euros.

O EXPERT3D tem como objetivo o desenvolvimento de um programa inovador de formação teórica e prática baseado em imagens para diagnóstico, que vai permitir a profissionais da área da saúde, médicos radiologistas, bioengenheiros, cientistas da computação e técnicos superiores de diagnóstico, a aquisição de conhecimento e competências em processamento de imagens e impressão 3D (3 dimensões), só possível com o uso de tecnologias digitais disruptivas (inteligência artificial, impressão 3D), abrindo novos caminhos na área da saúde.

Este projeto permitirá aos profissionais adquirir conhecimento, capacidades e discernimento na aplicação de investigação e inteligência artificial no domínio da imagiologia médica e, ao mesmo tempo, obter conhecimentos gerais sobre anatomia radiológica, bem como identificar atuais e futuras necessidades clínicas.

O pós-processamento digital destas imagens vai permitir a criação de modelos computacionais altamente precisos, específicos de cada doente, de órgãos e de tecidos, e a obtenção de informações funcionais e até mesmo moleculares, essenciais para o desenvolvimento de novos modelos de inteligência artificial médica.

As tecnologias 3D, como o software CAD/CAM e impressoras 3D, tradicionalmente usadas na indústria, estão agora disponíveis para uso na área da saúde.

O programa EXPERT3D irá permitir:

  • treinar profissionais de saúde (médicos e técnicos, bioengenheiros e/ou engenheiros informáticos) na compreensão das técnicas de pós-processamento da imagem radiológica, aplicadas à imagem 3D, impressão e investigação;
  • utilizar software de segmentação e impressão 3D para oferecer atividades práticas para realizar o processo completo de transformação da imagem médica num modelo 3D impresso;
  • aumentar a consciencialização sobre as potencialidades, benefícios e aplicações de modelos de anatomia 3D e impressoras 3D nos cuidados de saúde,  para uma futura adoção destas tecnologias na prática médica.

Para saber mais, consulte:

CHUC  –  http://www.chuc.min-saude.pt/