CHEDV | Eficiência energética: hospital de São Sebastião investe 2,6 M€

05/08/2019O Conselho de Administração do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, vai investir 2,6 milhões de euros num programa de eficiência energética, sobretudo no que se refere ao isolamento térmico e iluminação.

A intervenção anunciada pela administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) deverá arrancar até final do ano e já tem garantida uma «comparticipação comunitária superior a dois milhões de euros» no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A informação é do Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, segundo o qual o objetivo é converter os atuais sistemas energéticos do hospital em modelos que assegurem «poupanças significativas em termos de consumo de energia, melhorando até alguns outputs de serviço e de segurança no abastecimento».

A intervenção justifica-se porque o edifício em causa «já tem 20 anos e apresenta algumas disfuncionalidades em termos de eficiência energética», por não ter sido sujeito às devidas atualizações a esse nível.

«Este projeto é fundamental para modernizarmos algumas áreas do hospital e para conseguirmos reduzir consumos, seja pela adoção de tecnologias mais modernas e menos poluentes, seja pela redução dos desperdícios que temos, como é o caso da estabilidade térmica que se perde por fachadas e janelas cujo isolamento não é o melhor», explica Miguel Paiva.

As mudanças serão implementadas gradualmente até 2022, pelo que o projeto é encarado como «um grande desafio para os próximos anos».

A empreitada prevê a instalação de um sistema de aproveitamento de energia solar fotovoltaica para autoconsumo, um melhor isolamento das fachadas e coberturas do edifício, e a substituição de luminárias clássicas por iluminação com tecnologia LED (díodo emissor de luz).

O objetivo é baixar «significativamente» as faturas atuais de consumos do hospital – que em 2018 foram de 687.000 euros em eletricidade e 220.000 em gás natural – e também reduzir em mais de 1.100 toneladas as emissões de dióxido carbono para a atmosfera em cada ano.

Fonte: Lusa

Visite:

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – http://www.chedv.min-saude.pt/