Cuidar para nascer no CHMT: preparação para o nascimento e parentalidade. Inscrições a decorrer

05/08/2019

O  Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMP), promove, no dia 19 de agosto, uma sessão do programa  preparação para o nascimento e parentalidade  «Cuidar para nascer».

As inscrições para a sessão, a decorrer na Biblioteca da Unidade Hospitalar de Abrantes, com início previsto para a 17 horas, são gratuitas mas limitadas a 12 casais.

Os interessado poderão fazê-lo para o seguinte e-mail: maternidade@chmt.min-saude.pt

De acordo com o centro hospitalar, trata-se de um programa de assistência iniciado pela equipa de Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia do CHMT, que visa dotar as grávidas/casais de ferramentas que promovam um parto mais ativo e fisiológico.

A Organização Mundial da Saúde recomenda, desde 1996, que a mulher deve ter a liberdade de escolher a posição e movimentação durante o trabalho de parto e deve ser estimulada a posições não supinas durante o mesmo.

Há evidência de que a mobilidade adequada da parturiente influência de forma positiva o trabalho de parto: aumenta a tolerância à dor, evitando o uso de fármacos, e melhora a evolução da dilatação, diminuindo a duração da fase ativa do trabalho de parto. (Ordem dos Enfermeiros, Projeto Maternidade com Qualidade, Resultados 2014).

O Programa «Cuidar para nascer» – realizar-se-á ao longo do ano, com o objetivo de a ajudar a caminhar para um parto normal. «Com estas sessões pretende-se dar a conhecer a capacidade assistencial da Maternidade do CHMT, e dotar as grávidas/casais de ferramentas para uma experiência de parto gratificante», revela o centro hospitalar.

«Ter um papel ativo durante o trabalho de parto é fundamental para o parto se desenvolver suavemente com um desfecho mais saudável para o bebé e a mamã», conclui o centro hospitalar.

Para saber mais, consulte: