CHEDV vai criar linha telefónica de apoio à amamentação

amamentacao_650

07/08/2019

A administração do Centro Hospital do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que gere os hospitais de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, revelou esta quarta-feira, dia 7 de agosto, que vai criar uma linha telefónica de apoio à amamentação.

O anúncio verifica-se no contexto da Semana Mundial do Amamentação, que tem como objetivo incentivar esta prática, sensibilizando para isso não apenas as mães, mas também outros familiares próximos ao bebé.

Miguel Paiva, administrador do CHEDV, diz que a referida linha telefónica sempre foi uma ambição da Comissão de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, criada nessa estrutura hospitalar em 2018, e propõe-se agora reunir as «condições técnicas e financeiras» para a concretizar até ao final de 2019.

«A alimentação nos primeiros seis meses de vida deve, sempre que possível, fazer-se exclusivamente com aleitamento materno e, daí em diante, até aos dois anos de idade, ser combinada com outras fontes alimentares», defende esse responsável.

A necessidade de promover a amamentação deve-se ao facto de esse recurso ser reconhecido internacionalmente como sendo de «elevada importância» para os estágios iniciais do desenvolvimento humano e estar atualmente classificado como «o melhor suporte nutricional para o bebé, não só pela sua completa constituição nutricional, mas também por promover o desenvolvimento psicossocial da criança graças aos gestos e proximidade física envolvidos no ato de ser amamentada».

Dulce Brito, que integra a Comissão de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno do CHEDV, referiu que «a família e a própria sociedade têm um papel fulcral na amamentação, contribuindo para o sucesso dessa opção e evitando o desmame precoce, pelo que informar, incentivar e apoiar a mãe e o pai devem ser prioridades enraizadas na família e nas unidades de saúde».

Desde a sua criação em 2018, a referida Comissão já elaborou um Manual de Apoio ao Aleitamento Materno, tendo ainda definido um regulamento com «normas, instruções de trabalho e procedimentos sobre alimentação infantil».

A mesma equipa procedeu ainda à reestruturação dos chamados «Cantinhos de Amamentação» existentes no serviço de Pediatria e Obstetrícia do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, para que as mães tenham mais conforto naquele que Dulce Brito define como «um momento de cumplicidade com o bebé».

Idênticos espaços foram agora anunciados também para os hospitais de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, sendo que a Comissão pretende ainda reforçar a oferta atual de cursos de formação relacionados com aleitamento materno, em parceria com médicos, enfermeiros e outros profissionais das unidades de Cuidados de Saúde Primários da região.

Fonte: Lusa

Visite:

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – http://www.chedv.min-saude.pt/