INEM já conta com 38 anos

08/08/2019

Criado através do Decreto-Lei 234/81 de 3 de agosto, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) comemorou 38 anos no sábado passado.

A propósito do aniversário, o INEM destacou no seu site o preâmbulo do seu diploma de criação:

«O reconhecimento universalmente aceite da importância dos acidentes (principal causa de morte, invalidez e ocupação hospitalar entre os 3 e os 65 anos) fez com que a maioria dos países os considere como fundamental problema de saúde pública.

Por outro lado, um sistema integrado de emergência médica pode fazer baixar em 20% aqueles níveis de morbilidade e mortalidade, intervindo ainda eficazmente nos socorros em outras áreas críticas, nomeadamente no domínio das doenças cardiovasculares, intoxicações, queimados e doenças infantis de alto risco, as quais incidem sobre todos os grupos etários, em especial crianças e pessoas idosas. O Instituto Nacional de Emergência Médica agora criado constitui um organismo coordenador das actividades da emergência médica a executar pelas diversas entidades intervenientes no Sistema e cuja actuação se desenvolverá segundo um esquema de organização regional.»

Ao longo dos anos, o INEM recebeu a atribuição de novas funções, novas valências e competências, novos equipamentos e tecnologias. «São 38 anos de constante mudança, evolução e crescimento. Esta evolução só foi possível graças ao trabalho de um conjunto alargado de pessoas que ao longo destes anos se dedicaram e aplicaram o seu saber em prol da construção do INEM que temos hoje».

«A todos os que contribuíram e contribuem para que o INEM se tornasse uma referência na prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar, os nossos parabéns!».

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, do Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema são as principais tarefas do INEM.

Através do número europeu de emergência – 112 –, este instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Para saber mais, consulte:

INEM > INEM completou 38 anos ao serviço da emergência médica