Saúde mental | Danças.Comigo? Ateliê de expressão corporal do CHUC dá origem a curta-metragem

08/08/2019

«Danças.Comigo?» é uma curta metragem que resulta de um ateliê de expressão corporal, desenvolvido em contexto terapêutico durante o primeiro semestre de 2019, no Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
 
«É através do corpo e da música que existe a possibilidade de estimular autonomia e interesse pela descoberta da interação e inclusão social. A expressão corporal permite a construção de um potencial equilíbrio emocional, afetivo e social, explorando os benefícios de um melhor conhecimento do corpo, pela música», explica Pedro Renca, enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica do Hospital Sobral Cid, integrado no CHUC.
 
Pedro Renca assume ter «um interesse particular na aplicação de diferentes formas de expressão porque, utilizando estas estratégias na prática clínica, conseguimos obter melhores resultados terapêuticos e, neste caso em concreto, a missão prende-se com a luta contra o estigma/ preconceito, inclusão social e literacia em saúde mental tudo numa linha de ‘mente positiva’», refere o enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica.

 

 

 

De acordo com o centro hospitalar, o projeto «Danças.Comigo?» que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2019, é resultado do trabalho de uma equipa que colaborou «ativamente com Pedro Renca para que esta curta-metragem se concretizasse»: a compositora e intérprete Luisa Sobral, o Terapeuta Ocupacional Miguel Pires, a Psicóloga Clínica Vera Raposo e a Médica Psiquiatra Carla Silva.

O enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica tem desenvolvido vários projetos onde aborda diferenciadas formas de expressão que proporcionam outras formas de comunicar, tendo como foco principal capacitar a «Pessoa» na procura do seu equilíbrio mental.

O centro hospitalar divulga qinda que o especialista tem produzido vários outros trabalhos com o mesmo propósito, que vão desde a pintura, ao desenho, à música e fotografia em óleo e tela, ou o livro «Historinhas em Psiquiatria» (2008), e as curta-metragens «Esta é a Minha Casa» (2014) e «UMBRA» (2015).

Para saber mais, consulte: