CHULC | Centro de referência nacional: Centro de Terapia Laser Guiada por Fetoscopia reconhecido pela DGS

09/08/2019

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) foi reconhecido, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), como Centro de Terapia Laser Guiada por Fetoscopia, de acordo com a Norma nº 13/2018, de 26 de julho.

Álvaro Cohen, coordenador do Centro de Diagnóstico Pré-Natal do CHULC, considera «que a introdução da ecografia obstétrica na pratica diária desta Especialidade veio abrir um mundo novo na área do diagnóstico pré-natal. O estudo do feto passa não só pelo Diagnóstico de malformações, mas também pelo meio que o envolve permitindo por isso o rastreio e profilaxia, o diagnóstico e tratamento de complicações maternas e fetais e, numa perspetiva mais global, melhorando as taxas de morbilidade materna e perinatal».

O Centro de Diagnóstico Pré-natal do CHULC tem-se destacado ao longo dos anos no panorama nacional, não só pelo volume de patologia que recebe, mas também porque em determinadas áreas, como a da terapia fetal, é o único que dá resposta a todas as patologias.

Este reconhecimento da DGS significa que todas as grávidas candidatas a este procedimento passam a ser referenciadas a este centro de reconhecimento, deixando de ser enviadas ao estrangeiro. Além do enorme impacto que tem sobre os casais, também representa uma poupança significativa, uma vez que, anualmente, eram despendidos mais de meio milhão de euros no envio destes casais a diferentes centros europeus.

Este grau de excelência só se consegue com o investimento pessoal que todos os profissionais que o integram têm feito em termos de aprendizagem e diferenciação, bem como na motivação e envolvimento de recéns especialistas neste projeto, o que exige uma disponibilidade quase permanente. Com mais este reconhecimento, o CHULC continua a desenvolver e a aprofundar os cuidados de excelência que presta a todos os utentes que a ele recorrem.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central > Notícias