Hospital de Santa Marta tem três novos Centros de Tratamento Especializados

12/08/2019

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) tem 3 novos Centros de Tratamento nas Áreas de Hipertensão Pulmonar Pediátrica; Hipertensão Pulmonar no Adulto e Tromboendarterectomia Pulmonar. Esta atribuição tem a chancela da Direção-Geral da Saúde (DGS) através da Norma nº4/2018, de 19 de janeiro.

«A atribuição deste novo Centro de Referência (CR) significa, para o CHULC – Hospital de Santa Marta, o completar do portfolio de técnicas cardiológicas e pulmonares, que fazem dele o centro nacional onde todas as áreas da medicina torácica se praticam hoje – com ênfase para a cirurgia e intervenção cardiovascular – com resultados semelhantes aos dos melhores centros internacionais», explica José Fragata, Diretor da Área do Coração Vasos e Tórax e da especialidade de Cirurgia Cardiotorácica do CHULC.

Esta certificação foi obtida por concurso de habilitação, que ponderou a casuística, a qualidade de resultados e a infraestrutura existente. Para José Fragrata esta atribuição «é o reconhecimento da enorme capacidade instalada neste centro (…)».

«Para os doentes, este novo centro significa a possibilidade de virem a ser tratados no seu país, em condições técnicas e de resultados semelhantes, mas sem o ónus da deslocação. Estima-se que, anualmente, cerca de 20 doentes portugueses com tromboembolismo pulmonar crónico se tenham de deslocar ao estrangeiro para tratamento, com enorme transtorno e agravando o dispêndio nacional, quando podem ser igualmente tratados no seu país», afirmou.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central > Notícias