Projeto «Pestaninha»: ULS Nordeste participa em projeto de promoção da sesta no pré-escolar

Crianca651

13/08/2019

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a promover, através das equipas de Saúde Escolar, a realização da sesta no ensino pré-escolar, em crianças com três anos de idade, avaliando posteriormente os ganhos em saúde obtidos com esta iniciativa.

Trata-se do projeto «Pestaninha», implementado em fase «piloto» no ano letivo de 2018/2019 no Polo 1 de Macedo de Cavaleiros, contando com a participação de 17 crianças e o envolvimento dos respetivos encarregados de educação.

A concretização desta iniciativa só foi possível com a recetividade do estabelecimento de ensino, a adesão dos pais e encarregados de educação e o apoio da ULS do Nordeste. Criada a logística necessária, em termos de recursos humanos e materiais, foi realizado um diagnóstico inicial da situação relativamente aos hábitos de sono dos mais pequenos, sendo então depois introduzida a sesta de cerca de 90 minutos no início da tarde e, finalmente, procedeu-se à avaliação dos resultados da medida.

A avaliação dos benefícios alcançados com a sesta – aplicada pelas educadoras, após formação pela equipa de saúde, numa grelha própria para o efeito – teve em conta indicadores como as funções motora (ocorrência de lesões e quedas) e neuro-cognitiva (eventual dificuldade em concluir tarefas), comportamento (sonolência, agressividade, impulsividade e hiperatividade) e ainda a modulação do humor e dos afetos.

Após a realização de uma avaliação mensal a cada criança, concluiu-se que, de uma forma global, após a introdução da sesta, os mais pequenos melhoraram não só o humor e a sua regulação, como aprenderam a gerir melhor os seus estados emocionais. A possibilidade de descansar trouxe uma diminuição quer da sonolência, quer de comportamentos externalizantes (aumento da impulsividade, agitação motora e agressividade, bem como distração e incapacidade para concluir tarefas).

A ULS do Nordeste pretende dar continuidade a este projeto, através das suas equipas de Saúde Escolar, levando o «Pestaninha», no próximo ano letivo, a estabelecimentos de ensino pré-escolar de outros concelhos da sua área de abrangência.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste > Notícias