Campanha Setembro Amarelo: ARS Algarve apoia campanha sobre prevenção do suicídio

29/08/2019

O Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), associa-se ao evento «Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio» com um conjunto de atividades e ações de sensibilização, durante o mês de setembro.

O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve. As iniciativas em Portimão fazem parte da campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) da Direção-Geral da Saúde.

As iniciativas arrancam no dia 2 de Setembro, às 10 horas, no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão, com uma palestra aberta à população em geral sobre a temática «Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio».

Com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre a temática, as Equipas Comunitárias de Saúde Mental realizam diversas ações de sensibilização junto da comunidade. As ações vão decorrer nos Mercados Municipais nas seguintes datas: 6 de Setembro, em Silves, dia 13, em Monchique, dia 20 em Portimão e dia 27, em Lagoa.

Na comunidade escolar, realiza-se a 24 de setembro, uma ação no Agrupamento de Escolas Gil Eanes em Lagos e a 30 de setembro, uma ação na Escola Manuel Teixeira Gomes em Portimão. Neste âmbito o programa contempla ainda sessões de sensibilização junto da população sénior nas seguintes datas e locais: 10 setembro em Lagos, 19 de setembro em Lagoa, a 25 de setembro em Sagres e a 26 de setembro em Monchique.

Durante todo o mês, está patente uma exposição no átrio da Unidade Hospitalar de Portimão, com informação sobre depressão, prevenção do suicídio e redução do estigma na doença mental.

Para encerrar a iniciativa, no Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, será realizado um debate público sobre a «Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio», no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), entre as 18 e as 20 horas.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve> Notícias