Assinatura do contrato de construção da ala pediátrica do Hospital de São João

30/08/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , presidiu hoje, dia 30 de agosto, à cerimónia pública de assinatura do contrato para a construção da ala pediátrica do Hospital São João, entre o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) e a Casais – Engenharia e Construção, S. A., que decorreu na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Na sua intervenção, Marta Temido congratulou-se com o cumprimento do calendário estabelecido em outubro de 2018 para a construção da ala pediátrica do hospital de São João, que deverá ficar concluída em 2021.

A Ministra da Saúde considerou que deste processo se tirou «uma lição importante» e salientou que foi por «conseguirmos pôr de parte questões pessoais e até institucionais que hoje aqui estamos a assinar este documento», acrescentando que, «nos próximos meses, a Casais irá fazer o que falta para que em 2021» a obra esteja «concretizada».

Para marta Temido, «aquilo que incumbe ao Ministério da Saúde fazer é ser transparente em relação às dificuldades, não as extrapolar e não as esconder, e ter soluções para melhorar a vida de todos e das nossas crianças».

A nova ala pediátrica do São João, que ficará ligada ao edifício principal, terá cinco pisos, e mais dois subterrâneos, e capacidade para 98 camas, o que é considerado adequado às necessidades da região.

O início da obra, orçada em cerca de 25 milhões de euros, deverá ocorrer durante este ano, devendo a mesma estar concluída em 18 meses.

Dada a urgência da construção da ala pediátrica, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autoriza o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de São João – http://portal-chsj.min-saude.pt/