Feira da Dieta Mediterrânica: Algarve sensibiliza para adoção de hábitos de vida saudável

04/09/2019

Sensibilizar para a importância de brincar de rua e adotar hábitos de vida saudável vai ser o principal desafio lançado pelos profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Sotavento algarvio às crianças e adultos que visitarem a edição deste ano da Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre entre 5 e 8 de setembro, em Tavira.

Esta iniciativa integra-se no lançamento do projeto «Brincar fora da caixa» que a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do ACES Sotavento vai promover, em parceria com várias entidades e associações da comunidade do concelho de Tavira.

O projeto inclui a dinamização de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, com o objetivo de promover a atividade física ao ar livre, em contacto com a natureza, e sensibilizar a população para os benefícios do «brincar de rua» no desenvolvimento cognitivo, mental, físico e das competências emocionais das nossas crianças. Insere-se no Programa Nacional de Promoção da Atividade Física e converge com o conceito mais abrangente de Dieta Mediterrânica, enquanto medida alinhada com um estilo de vida saudável.

Yoga para pais e filhos, Tai Chi familiar, Bowling graúdo para gente miúda, Snooker XL, Mikado MED, Jogo do galo vegan, OvoVia Algarviana, descalços e felizes, dança, música e artes plásticas são algumas das atividades previstas para o certame. A participação é gratuita.

Paralelamente a estas ações, vão decorrer atividades interativas coordenadas pela Unidade de Saúde Pública do ACES Sotavento e será ainda distribuído  material informativo onde se destaca a importância da Dieta Mediterrânica, integrada numa alimentação saudável e na promoção de estilos de vida saudável.

A VII Feira da Dieta Mediterrânica, organizada pela Câmara Municipal de Tavira, resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Tavira pretende, com este evento, fomentar a partilha e valorização dos produtos locais da terra e do mar e transmitir conhecimentos sobre alimentação e comportamentos e estilos de vida saudáveis.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve > Notícias