Caminhar e Pedalar em Segurança: Semana Europeia da Mobilidade decorre até 22 de setembro

12/09/2019

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é uma iniciativa da Comissão Europeia que  visa promover uma mudança comportamental no sentido de uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável.

Este ano, a 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro e tem como lema:  «Caminhar e Pedalar em Segurança», e com o slogan «Caminha connosco». Como habitualmente, a iniciativa encerrará no dia 22, com a realização da 20.ª edição do Dia Europeu Sem Carros.

Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.

Anualmente, qualquer autarquia tem a oportunidade de participar nesta iniciativa fazendo a sua inscrição online no site europeu.

Recorde-se que o Governo aprovou a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, em julho de 2019, que se constitui como uma estratégia integrada na área da mobilidade, «assegurando a promoção do uso da bicicleta, a consequente adoção de hábitos de vida mais saudáveis e o investimento na construção de ciclovias».

Os objetivos desta estratégia incluem a colocação de Portugal ao nível de outros países onde esta prática já está enraizada, permitindo maximizar benefícios para a saúde das populações, retirar carros das ruas, devolver espaço público, aliviar o congestionamento urbano, baixar os níveis de ruído e reduzir a poluição atmosférica.

Para saber mais, consulte: