Desmaterialização do Processo Clínico: HDS aposta na modernização das infraestruturas de suporte

12/09/2019

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) concluiu o projeto «Desmaterialização do Processo Clínico – Modernização das Infraestruturas de Suporte» financiado pelo COMPETE2020 / SAMA2020, no valor total de 793.718,98 euros.

A crescente especialização do HDS no tratamento de doenças de maior complexidade é acompanhada por uma tendência de crescente diferenciação dos Serviços e dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

Nos últimos anos, o hospital tem desenvolvido um esforço na informatização de todas as áreas com especial enfoque na área clínica, sendo atualmente esta a área que tem o maior potencial de crescimento.

Paralelamente, a evolução das novas tecnologias e a sua crescente utilização criou uma dependência total das infraestruturas informáticas por exigir cada vez mais conectividade e por se pretender que os registos clínicos sejam totalmente eletrónicos, com vista à desmaterialização do Processo Clínico Eletrónico e à disponibilização às diferentes instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através do Registo de Saúde Eletrónico e/ou Telemedicina.

O Hospital de Santarém, consciente deste desafio, decidiu investir em novos equipamentos e novos recursos diagnósticos e terapêuticos, tendo submetido uma candidatura ao Programa Operacional «Portugal 2020».

Este projeto permitiu contribuir para a desmaterialização do processo clínico com a modernização da infraestrutura de rede, tendo possibilitado a instalação da rede wireless, o upgrade da storage de armazenamento de dados e a instalação de um visualizador web de imagens médicas, acessíveis a partir de qualquer centro de saúde ou hospital do SNS.

Este investimento, com a inerente simplificação dos procedimentos internos e celeridade no atendimento (clínico e administrativo), posicionou o hospital num patamar que possibilitará futuros desafios tecnológicos, nomeadamente o aumento da interação com outros organismos da Administração Pública.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital de Santarém > Notícias