Emergência em debate: Coimbra acolhe ciclo de conferências, nos dias 27 e 28 de setembro

12/09/2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) promove um ciclo de conferências dedicadas às carreiras de Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) e de Enfermagem e à criação da especialidade médica de Emergência Médica. Estas conferências irão realizar-se em Coimbra, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), nos próximos dias 27 e 28 de setembro.

No dia 27 de setembro, às 09h00 o auditório do CHUC irá receber a discussão da nova carreira de TEPH. Os profissionais do INEM terão a oportunidade de conhecer os novos projetos para esta carreira especial, bem como os planos do INEM e da coordenação TEPH para o futuro destes profissionais.

Os presentes ficarão a conhecer, pela voz de alguns dos clínicos responsáveis pela formação, algumas das novas competências TEPH e o desenvolvimento do respetivo processo formativo. Serão ainda dados a conhecer alguns projetos já implementados e outros a implementar e, simultaneamente, poderão participar na discussão dos temas centrais para o futuro desta carreira profissional.

Mais tarde, pelas 14 horas do dia 27 de setembro, no mesmo auditório, compete à Coordenação dos Enfermeiros do INEM apresentar a Estrutura da Carreira de Enfermagem no INEM, bem como os desafios constantes na nova legislação que regulamenta a profissão de Enfermagem. Serão igualmente transmitidas as perspetivas do Enfermeiro-diretor do INEM e de outras estruturas representativas da classe de Enfermagem.

No dia 28 de setembro, o auditório do CHUC destina-se em particular a Médicos, já que visa discutir a realidade da Especialidade de Emergência Médica. Esta conferência irá contar com o Presidente da Sociedade Europeia para a Emergência Médica (EUSEM) que colocará em perspetiva a realidade portuguesa, comparando com o que se pratica no resto da Europa. Além do Presidente da EUSEM irão estar presentes representantes da Ordem dos Médicos (a confirmar) e do próprio INEM.

Estas conferências vão contar com a presença e participação do Conselho Diretivo do INEM.

As conferências do dia 27 serão exclusiva aos profissionais do Instituto e aos (às) enfermeiros (as) que prestem serviço nas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) e nas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

A conferência de dia 28 é também aberta a toda a comunidade Médica.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias