40 anos do SNS

«Prontos para o Futuro»

18/09/2019

Cerimónia dos 40 anos do SNS termina com tributo musical

A sessão comemorativa dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que decorreu no dia 17 de setembro, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, terminou com a apresentação do vídeo da música «Prontos para o Futuro», composta especialmente para celebrar esta data.

Com letra de Tiago Torres da Silva e música de Renato Júnior, o tributo é interpretado por Joana Amendoeira e Luís Represas, com a colaboração dos coros «Notas de Alta do Hospital D. Estefânia» e «Casa de Pessoal do Hospital da Universidade de Coimbra».

No final da cerimónia, a música foi apresentada pelo coro da «Casa de Pessoal do Hospital da Universidade de Coimbra».


Livro “40 anos do SNS”

18/09/2019

Livro de Maria Elisa Domingues apresentado em Coimbra

Durante a sessão comemorativa dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que teve lugar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi apresentado o livro «40 anos do SNS», da autoria de Maria Elisa Domingues.

A apresentação contou com a participação do antigo Ministro do Trabalho e Segurança Social, Bagão Félix, e Isabel Soares.

O livro, constituído por 11 capítulos, debruça-se sobre variados temas relacionados com a história do SNS, tais como os seus precursores, a saúde materno-infantil, cuidados de saúde primários e hospitalares, saúde mental, envelhecimento e saúde, entre outros.

O livro conta, ainda, com textos de diversas personalidades, nomeadamente do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, e dos bastonários das várias ordens profissionais da área da Saúde.


40 anos do SNS | Selo comemorativo

18/09/2019

Emitido selo que assinala o 40.º aniversário do SNS

Decorreu ontem, dia 17 de setembro, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a cerimónia do lançamento do selo comemorativo dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A cerimónia de obliteração da peça filatélica contou com a participação da Ministra da Saúde, Marta Temido , e dos antigos Ministros da Saúde Arlindo Carvalho, Maria de Belém Roseira, António Correia de Campos, Ana Jorge, Paulo Moita de Macedo e Adalberto Campos Fernandes. Em representação do Presidente e CEO dos CTT – Correios de Portugal esteve João Caboz Santana.

As personalidades carimbaram e assinaram os sobrescritos, que serão trocados entre si, sendo um deles remetido ao Museu Postal, para memória futura deste acontecimento.


Acesso, motivação e produtividade

18/09/2019

SNS 40 anos: na cerimónia, dia 17,  Ministra apontou 3 desafios

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) precisa de melhorar a qualidade de acesso, motivar os profissionais de saúde e aumentar a sua produtividade e reforçar o investimento, disse ontem, dia 17, a Ministra da Saúde, Marta Temido .

Estes foram os três desafios que a governante diagnosticou durante a sua intervenção numa cerimónia de encerramento das comemorações dos 40 anos do SNS, que decorreram no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

«Apesar da relevância do caminho percorrido e das suas conquistas, a forma mais importante de comemorar o 40.º aniversário do SNS será prepará-lo para o futuro. Ao longo dos últimos 40 anos a sociedade portuguesa modificou-se profundamente e essas modificações colocam novos desafios à sua organização», salientou.

O primeiro desafio prende-se «com o envelhecimento demográfico, com as alterações epidemiológicas e as multimorbilidades», radiografou Marta Temido , referindo que esta conjugação de fatores tem gerado uma «procura crescente» na procura de cuidados de saúde.

Entre 2015 e 2018, frisou, o número de inscritos para consulta hospitalar através dos cuidados de saúde primários cresceu cerca de 5% e o de inscritos para cirurgia cerca de 7%.

«A resposta a este desafio implica melhorar a qualidade de acesso, continuando o investimento nos cuidados de saúde primários, conferindo-lhes meios mais diferenciados para responder em proximidade às necessidades, em articulação com as autarquias, e apostando na redução das listas de espera e introdução de cuidados de literacia para a adoção de estilos de vida saudáveis», argumentou.

Perante uma plateia repleta, em que se encontravam vários antigos ministros da saúde, Marta Temido disse que a «capacidade de superar os desafios que o SNS enfrenta envolve compromissos de todos os atores».

«Da mesma forma que para aprovar uma nova Lei de Bases da Saúde foi essencial a capacidade de trabalhar em conjunto e gerar entendimentos, melhorar a qualidade do acesso, estimular e motivar o orgulho pelo trabalho no SNS e planear e investir com rigor exigirá diálogo e transparência sobre o que nos move», sublinhou.

Segundo a Ministra da Saúde, o SNS não é «só um prestador de serviços, ele é sobretudo um instrumento de combate às desigualdades e de reforço da coesão social», cuja melhoria «cabe a todos».

Durante a sessão, foi apresentado o livro «40 anos do SNS», da autoria da antiga jornalista Maria Elisa Domingues, pelo antigo ministro do Trabalho e Segurança Social Bagão Félix e Isabel Soares.

A cerimónia incluiu ainda o lançamento do selo comemorativo dos 40 anos do SNS.

Fonte: Lusa