Instituto Ricardo Jorge promove seminário sobre contaminantes ambientais e desreguladores endócrinos

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove seminário sobre contaminantes ambientais e desreguladores endócrinos

19-09-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, dia 24 de outubro (14:30), no seu auditório em Lisboa, um seminário sobre contaminantes ambientais e desreguladores endócrinos. O tema será abordado pela investigadora Ana Catarina Sousa (Laboratório Associado CICECO, Universidade de Aveiro), a que se seguirá uma mesa redonda constituída por investigadores do Instituto Ricardo Jorge e moderada pelo professor Ramiro Pastorinho (Universidade de Évora).

A participação no Seminário Ricardo Jorge “Contaminantes ambientais e desreguladores endócrinos – uma perspetiva geral sobre as principais fontes, vias de exposição e efeitos na saúde” é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do preenchimento do seguinte formulário. A sessão será transmitida por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto.

A exposição generalizada da população a substâncias químicas capazes de interferir com o sistema endócrino (desreguladores endócrinos) tem efeitos deletérios na saúde pública. Evidências recentes demostram que a exposição a estas substâncias químicas está associada ao desenvolvimento de diversas patologias incluindo cancro, doenças autoimunes, alergias, infertilidade, alterações neurológicas, diabetes e obesidade.

De acordo com a Agência Ambiental Europeia, 62% do volume total de químicos consumidos em 2016 são prejudicais à saúde, sendo que os custos para a saúde pública associados à exposição a químicos ascendem a 45 milhões DALY (Disability Adjusted Life Years). Segundo a Organização Mundial de Saúde, este valor pode ser reduzido se existir uma estratégia de redução da exposição a estas substâncias tóxicas, o que requer um conhecimento profundo das fontes e vias de exposição a estes químicos.

Os Seminários Ricardo Jorge têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global. Promovidos pelo Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge, estes encontros pretendem ainda divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.