Tratamento cirúrgico da obesidade: CHTS inicia consulta de avaliação multidisciplinar

19/09/2019

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) iniciou terça-feira, 17 de setembro, a Consulta de Avaliação Multidisciplinar para Tratamento Cirúrgico da Obesidade. Através desta consulta, os doentes referenciados por esta patologia vão ser admitidos, avaliados, orientados e propostos para tratamento cirúrgico da obesidade.

A Consulta de Avaliação Multidisciplinar para Tratamento Cirúrgico da Obesidade envolve quatro especialidades – Psiquiatria, Nutrição, Endocrinologia e Cirurgia Geral – e conta com o apoio de mais duas valências – Gastroenterologia e Imagiologia.

O CHTS aguarda a atribuição, por parte da Direção-Geral de Saúde, das credenciais para Centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade, estando em marcha a assinatura de um protocolo de colaboração na área do tratamento cirúrgico da obesidade com o Centro Hospitalar e Universitário de São João, um dos reconhecidos centros cirúrgicos nacionais para tratamento desta patologia.

Este protocolo visa promover a melhoria da qualidade e diferenciação dos serviços prestados aos doentes abrangidos; assegurar resposta às necessidades dos utentes, no que respeita ao acompanhamento desta valência e assegurar o desenvolvimento da capacidade dos profissionais do CHTS para assegurar o funcionamento gradualmente autónomo de uma Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Doenças Metabólicas.

A obesidade, considerada uma doença crónica, representa um problema de saúde pública e é definida como uma patologia na qual o excesso de gordura corporal acumulada pode afetar a saúde.

Diabetes, hipertensão, patologia osteoarticular e risco de desenvolver patologia cardiovascular são algumas das complicações causadas pela obesidade que resultam num absentismo laboral elevado e em gastos avultados com medicamentos e consultas.

O CHTS consegue, assim, realizar a sua missão de prestar cuidados de proximidade aos seus utentes e desenvolver de forma autónoma capacidades que vão de encontro ao interesse geral da saúde pública no país, colaborando com a tutela e com o Serviço Nacional de Saúde para dar resposta a um problema sério.

Visite:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – http://www.chts.min-saude.pt/