Prazo para submissão de resumos ao segundo Workshop de Biomonitorização Humana em Portugal alargado até 27 de setembro

imagem do post do Prazo para submissão de resumos ao segundo Workshop de Biomonitorização Humana em Portugal alargado até 27 de setembro

20-09-2019

O prazo para submissão de resumos à segunda edição do “Workshop de Biomonitorização Humana em Portugal”, este ano dedicada ao tema “HBM: assessing exposure for a healthier future in Portugal”, foi prolongado até dia 27 de setembro. Este evento, que terá lugar, dia 25 de outubro, no auditório da Agência Portuguesa do Ambiente, em Lisboa, tem como objetivo contribuir para o debate sobre a aplicação da biomonitorização humana nas políticas de saúde e ambiente, bem como na avaliação de risco para a saúde.

Promovido pelo Portuguese National Hub for Human Biomonitoring, que é formado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Direção-Geral da Saúde e a Agência Portuguesa do Ambiente, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa, o encontro pretende ainda divulgar as atividades desenvolvidas no projeto europeu HBM4EU, bem como outras atividades de biomonitorização a decorrer no panorama nacional.

Os interessados em apresentar trabalhos, em formato de comunicação oral ou poster, deverão efetuar a submissão dos respetivos resumos de acordo com os seguintes critérios, sendo que a aceitação dos resumos será comunicada ao autores até ao dia 1 de outubro 2019. Para inscrições, programa e outras informações sobre o “2st Workshop on Human Biomonitoring in Portugal”, clique aqui.

Coordenado pela Agência Federal do Ambiente Alemã, o HBM4EU (European Human Biomonitoring Iniciative) é um consórcio europeu que conta com a participação de 28 países, da Agência Europeia do Ambiente e da Comissão Europeia, financiado ao abrigo do programa europeu Horizonte 2020. Esta iniciativa tem por objetivo utilizar a biomonitorização humana para avaliar a exposição humana a substâncias químicas, com vista a uma melhor compreensão dos impactos associados na saúde e à melhoria da avaliação dos riscos químicos.

Ao nível do indivíduo, os dados da biomonitorização humana permitem tomar decisões mais informadas no que respeita a tratamentos médicos ou orientações relativas à necessidade de reduzir os níveis de exposição. A biomonitorização humana sustenta a avaliação da exposição humana a substâncias químicas mediante a medição dessas mesmas substâncias ou dos seus metabolitos ou marcadores de efeitos nos fluidos ou tecidos do organismo.

A iniciativa HBM4EU recorrerá a exemplos de excelência científica existentes e desenvolverá competências para estabelecer uma Plataforma Europeia de Biomonitorização Humana, a qual terá como objetivo harmonizar as atividades de biomonitorização humana nos países parceiros deste projeto. O Instituto Ricardo Jorge está envolvido em 10 dos 16 workpackages do projeto HBM4EU, através de investigadores e técnicos de quatro dos seus departamentos técnico-científicos (Genética Humana, Alimentação e Nutrição, Epidemiologia e Saúde Ambiental).